5 Dicas para a sua empresa ser mais produtiva

Produtividade individual pode ser um problema atualmente, com a quantidade de informações e distrações às quais estamos expostos, comprometendo também o rendimento da equipe. Confira algumas dicas para fazer a sua empresa mais produtiva.


 

A produtividade individual e coletiva tem pontos e influências diferentes, apesar da interferência clara que uma traz à outra.

Individualmente, muitas pessoas tem dificuldade em render em certos períodos do dia, em se desligar das redes sociais ou dos sites de notícias (dos mais variados tipos), em coordenar a realização de tarefas com prazos estipulados e defini-las de acordo com o grau de relevância.

Coletivamente, os problemas podem ser outros, ajustá-los pode ser a melhor forma de fazer sua empresa ser mais produtiva, no singular e no plural.

1 – Planejamento estratégico definido

Quando tratamos de qualquer assunto relacionado à iniciativas empresariais, economia, capital, investimento, tudo, absolutamente tudo, requer planejamento e esboços de ações e atitudes.

Planejar e definir as metas, os goals de sua empresa/equipe é a melhor forma de fazer com que todos fiquem cientes do que está em jogo, e do que está lá na frente, esperando para ser alcançado.

Quando não há um horizonte delimitado, os envolvidos podem passar a atuar de forma mecânica, sem empenho, sem criatividade. Passam a fazer o que tem para o dia, já que não sabem até onde aquilo os levará.

Por isso, não deixe sua empresa cair nessa mesma situação e defina prazos e metas. Principalmente, deixe-os bem claros para todos aqueles que fazem parte da organização.

É muito importante que todos os envolvidos se sintam parte do processo para melhorar a produtividades da empresa como um todo.

 Artigo do blog - 27-10

2 – Atingindo metas 

Elabore metas palpáveis e atingíveis, pois se o pote de ouro estiver sempre muito longe, o entusiasmo se esvai rapidamente.

Com o cumprimento de metas de forma recorrente (sem banalidade), certamente a sua equipe se manterá empenhada para as demais que estão por vir.

Da mesma forma que a crítica construtiva, se feita de forma consciente, é bem-vinda. Elogios sem bajulação nos momentos de alta também podem gerar bons frutos.

Um time satisfeito é um time empenhado em continuar mantendo o mesmo nível e buscando superá-lo.

Trabalhar a motivação sempre é muito importante, atingir metas reais é uma dessas maneiras.

Por isso, não exija metas irreais, aquelas que demoram a serem alcançadas e sim metas em forma de degrau, aquelas que vamos escalando gradativamente para chegar ao topo.

 

3 – Identifique as falhas e não tenha medo de mudar

Busque incessantemente identificar os pontos fracos do processo. Fazer a sua empresa ser mais produtiva requer algumas atitudes, um pouco mais firmes, vez ou outra.

Não estamos falando aqui de demissões ou cortes bruscos, mas mudanças no sistema, na abordagem, em tudo que for necessário.

O Retorno sobre Investimento (ROI) é um conceito popular em todo o âmbito mercadológico, o cálculo feito para singularizar cada investimento realizado e, perceber o quanto cada um deles está dando de retorno.

É muito importante analisar e remodelar criações que não saíram como o planejado e que podem estar utilizando o capital da empresa de forma inadequada.

Artigo do blog 2- 27-10

4 – Cargos estipulados, mas nem tanto

Todos os funcionários têm sua importância para a produtividade de uma empresa, eles têm que saber disso.

Compreenda-os para produzirem, da melhor forma possível, aquilo que foram designados a fazer.

Mas não limite o raio de ação deles. As pessoas se tornaram multifuncionais, com habilidades acumuladas, por isso, abra espaço para sugestões e iniciativas que fujam da função que está na carteira.

Não estamos falando de exercer, de fato, outras funções sem a remuneração adequada, o que abriria espaço para futuras insatisfações, mas de contar com as ideias e experiências de todos os envolvidos no processo final.

5 – Ataque o ócio

Estimule o ócio criativo, dando certa liberdade para as pessoas sugerirem melhorias nos processos e produtos, de forma descontraída e sem cobranças.

Trate todos aqueles que trabalham com você de forma pessoal, próxima. Identifique aqueles que abusam das redes sociais, se for o caso, e tenha conversas sem exposição.

Cada funcionário tem um contexto por trás, por isso, broncas generalizadas já não tem o mesmo efeito nos trabalhadores contemporâneos.

Por fim, examine todos os pontos e garanta sempre a melhor gestão de todos os setores, só dessa forma sua empresa crescerá e você poderá colher bons frutos no futuro!


A Administrar Online possui uma equipe especializa e comprometida com a terceirização das atividades financeiras da sua empresa, podemos otimizar ainda mais cada um dos aspectos fundamentais para o crescimento do seu negócio!

Você pode contar conosco para crescer sempre. Espero que este artigo tenha sido útil, até breve!

Gostou? Compartilhe!