5 ferramentas de gestão que todo empreendedor deve conhecer

Iniciar um negócio próprio envolve uma série de desafios, dentre eles uma boa dose de riscos e até mesmo um turbilhão de incertezas! E quando o assunto é financeiro, tudo pode ficar ainda mais complicado!

Design sem nome (5)

Uma boa parcela dos empreendedores precisa contar, em muitos momentos, com um bom apoio para seguir a sua jornada! Isso principalmente se faz necessário quando não há uma boa base de conhecimento em gestão e administração – é nesse perfil de situação que o empreendedor pode até mesmo não sobreviver ainda nos primeiros meses!

Para evitar que esse seja o destino certo da sua empresa (principalmente para quem é MEI ou tem uma pequena empresa) é fundamental sempre buscar capacitação e até mesmo recorrer ao uso de ferramentas que podem agregar um grande diferencial competitivo para sua empresa!

Quer saber mais acerca desse assunto e saber quais as ferramentas ideais para suprir as demandas existentes na sua empresa? Então continue lendo o conteúdo a seguir e conheça 5 ferramentas que poderão contribuir, e muito, com o desempenho do seu negócio!

Gestão Financeira – conheça o Canvas, uma ferramenta ideal para sua empresa!

O Canvas é uma ferramenta focada em gestão estratégica, muito utilizada para realizar o desenvolvimento de modelos atuais de negócios e até mesmo realizar a documentação de modelos já consolidados.

A ferramenta lida com sua apresentação por meio de um gráfico visual e também usa demais elementos que ajudam a descrever a sua empresa ou até mesmo produtos – como foco, ela aborda temas importantes, como infraestrutura, clientes, e claro, a questão relacionada às finanças!

É uma ferramenta ideal para contribuir com muitas empresas que estão em busca de alinhar suas atividades – promove compreensão, discussão e também uma boa dose de criatividade: e tudo isso de forma prática e intuitiva!

A segunda ferramenta que sua empresa precisa conhecer: Matriz BCG

Provavelmente essa é uma das ferramentas mais famosas do mercado quando se trata de gestão de marketing!

Como seu próprio nome já afirma, trata-se de uma matriz 2 por 2 que visa a analise de portfólio dos seus produtos e também das suas unidades de negócios.

Sua principal base refere-se ao ciclo de vida dos produtos e foi criada ainda nos anos 70, com o foco de contribuir ainda mais no processo de tomada de decisão para gestores envolvidos no processo de marketing e vendas.

Em suma, essa ferramenta é de extrema importância, pois ajuda na identificação de aspectos essenciais para a manutenção dos produtos da sua empresa.

 5W2H – gestão de qualidade para sua empresa!

Basicamente a ferramenta refere-se a uma espécie de checklists focadas em algumas atividades que devem ser criadas com o maior numero de transparência por parte dos colaboradores envolvidos.

De forma geral, a ferramenta atua como um tipo de mapeamento de atividades, onde poderá ser estabelecido o que de fato poderá ser feito, quem poderá fazer cada atividade, qual o tempo que tal demanda precisará, local da empresa que isso será feito e todos os demais pontos que sejam envolvidos em tal atividade proposta.

Análise SWOT – uma ferramenta de gestão extremamente eficiente!

Essa ferramenta de gestão tem sido uma das mais usadas no mercado e tem como princípio central um estudo do cenário externo e também a realidade interna da empresa.

Ela é importante quando a empresa está prestes a consolidar um novo projeto, bem como na criação de ações estratégicas e até mesmo em momentos considerados como incertos – isso porque ela permite conhecer quais são os fatores favoráveis e também desfavoráveis perante o mercado com relação à realidade do seu negócio.

Ferramenta de Qualidade – Ciclo PDCA!

Trata-se de uma ferramenta de qualidade muito usada para o controle dos processos e também focada em estabelecer a solução de problemas.

Sua aplicação é formada por quatro fases distintas, sendo elas:

  • P – Plan (Planejar): seleciona-se um processo, atividade ou até mesmo uma máquina que necessite de aprimoramento – tudo sempre focado em conquistar os resultados almejados.
  • D – DO (fazer): refere-se à implementação do plano que foi elaborado e se coloca em ação o seu acompanhamento e progresso.
  • C – Check (Verificar): realiza-se a análise dos resultados conquistados por meio da execução dos planos – e se for o caso, também realiza-se a reavaliação do plano proposto.
  • A – Act (agir): se tudo tiver corrido como planejado, todo o processo poderá ser documentado e se tornar um padrão mantido na sua empresa!

Como você pode acompanhar, todas as ferramentas citadas ao longo desse artigo pode agregar um grande valor quando se trata de cuidar ainda mais de todos os processos administrativos da sua empresa.

A Administrar Online possui uma equipe especializa no assunto e com a terceirização das atividades financeiras da sua empresa, podemos otimizar ainda mais cada um dos aspectos fundamentais para o crescimento do seu negócio!

Você pode contar conosco para crescer sempre. Espero que este artigo tenha sido útil para você, até breve!

Gostou? Compartilhe!