Gestão Financeira – Sua Importância para Pequenas Empresas

(por Leonardo Batista)

A gestão financeira para pequenas empresas é uma das formas (se não a principal) de evitar custos desnecessários, manter as contas organizadas e ficar longe da temida falência.

gestaofinanceira

Gestão financeira nas pequenas empresas

Saber gerir os ganhos financeiros da empresa é muito importante, já que é daí que vem os recursos para todas as ações que são promovidas. Os empresários, na sua grande maioria, dedicam horas e horas para conseguir entender os muitos relatórios da área financeira, e isso nem sempre acontece.

A dificuldade para entender esses relatórios é bastante comum, a não ser que você tenha alguma formação na área contábil ou administrativa – neste caso é fácil compreender as informações contidas neles. Caso contrário, será necessário buscar auxílio de pessoas com esse tipo de conhecimento, como os profissionais da Administrar Online, por exemplo.

Ter um profissional, principalmente um Administrador, para orientar e auxiliar na organização financeira da empresa é de extrema importância. Pois, quem pretende ter sempre suas finanças organizadas, para que possam suprir as necessidades do dia a dia, tanto de compra como de pagamento, precisa ter o controle efetivo delas.

É preciso saber exatamente como anda o fluxo de caixa da sua empresa, seja ele diário, semanal ou mensal

Com isso, você saberá quanto que entre e sai; entenderá como seus clientes preferem lhe pagar. Enfim, será possível identificar o tempo de recebimento e pagamento da empresa.

É muito importante o empresário possuir o controle das contas a pagar e a receber, já que elas são responsáveis pelo bom desempenho ou não das empresas. A falta desse controle pode levar até a falência.

Geralmente as dificuldades financeiras ocorrem pelo fato do não pagamento das contas nas datas exatas, o que acarreta a cobrança de juros e multas. Isso é uma consequência do descompasso entre contas a receber e a pagar, pois sabemos que ninguém gosta de atrasar as contas, não é verdade?

A falta de sintonia, entre contas a receber e a pagar

É um dos grandes problemas em não ter um profissional focado nas rotinas financeiras dentro de sua empresa. Mas isso não é tudo, existem outros fatores, relacionados à gestão financeira, que devem receber atenção também.

Para saber mais sobre gestão financeira e acessar conteúdos como este, navegue pelo blog da Administrar Online. Será uma grande satisfação auxiliar você na organização das finanças da sua empresa.

Gostou? Compartilhe!