Clientes inadimplentes? Como melhorar o relacionamento com eles?

Quem possui uma empresa em muitos momentos deve considerar avaliar até que ponto vale a pena negociar com a inadimplência de seus clientes, sempre tendo como princípio manter o bom relacionamento – e até mesmo uma boa perspectiva de futuro!

Blog - 22-10

Afinal, uma empresa simplesmente não pode existir sem possuir clientes, não é mesmo? Logicamente ela pode até existir de forma física, porém não há sombra de dúvidas que ela poderá não durar muito tempo quando não há clientes ou quando eles desistem de voltar a fechar negócio.

Por esse motivo, muitos empreendedores possuem essa percepção de procurar meios de saber como conquistar, reter e até mesmo encantar a sua base de clientes!

Em meio a esse objetivo existe também um outro ponto importante: será que é possível transformar seus clientes em uma espécie de defensores ou até mesmo embaixadores do seu negócio?

Porém, será que toda essa paixão e relacionamento sólido pode ser aniquilado quando ocorre de um cliente estar inadimplente?

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo o conteúdo a seguir e entenda quais são os caminhos que podem ser adotados junto aos seus clientes e consolidar o seu sucesso!

Clientes inadimplentes – até onde se mantém um relacionamento sadio entre eles e sua empresa?

Dizer que a paixão simplesmente acaba quando um cliente se torna inadimplente é algo muito forte e que não deve ser levado à risca. Principalmente se tratando de um momento econômico tão complicado como o que estamos vivenciando nos últimos tempos.

O primeiro passo que o empreendedor precisa entender é o que de fato pode estar ocorrendo com o seu cliente e até mesmo o que pode acarretar essa quebra de confiança – e como passo seguinte tentar até mesmo preservar esse tal cliente!

Já parou para pensar que o cliente que deve hoje para sua empresa pode se transformar no futuro em um promissor “Key Account” estratégico?

Para que isso seja possível cabe ao próprio gestor da empresa considerar esses aspectos e até mesmo avaliar os caminhos que poderão ser adotados antes de tomar decisões consideradas precipitadas.

O primeiro passo está em prevenir a ocorrência de uma inadimplência!

Alguns passos importantes podem ajudar a prevenir que esse tipo de situação ocorra com a sua empresa, como por exemplo: ter cadastros adequados e sempre bem atualizados, realização de analise de crédito de forma eficiente e até mesmo consultas no ambiente online, ferramentas e softwares que sejam especializados em realizar a gestão de cobranças e demais práticas que ajudam a manter o bom relacionamento.

Um posicionamento interessante é procurar avisar seu cliente antes da data de vencimento de eventuais pagamentos e isso pode ser amplamente feito por meio do apoio de um sistema automatizado, com envio de e-mails.

Outra alternativa é recorrer a uma boa equipe de pós-venda – com um treinamento assertivo, eles poderão realizar a abordagem adequada junto ao seu cliente e confirmar como está a sua satisfação diante do negócio fechado e se tudo estava dentro das expectativas estabelecidas antes da conclusão de compra.

Os bons pagadores podem ser bonificados – uma saída é contar com sistemas de acumulo de pontos, que permitem aos seus clientes a oportunidade de poder participar de palestras, eventos, recebimento de brindes, de um e-book especial, entre outros atributos que possam agregar valor!

Procure também deixar essencialmente claro a ocorrência de dívidas junto à sua empresa e também evidencie que ele poderá perder benefícios por conta disso – você pode até mesmo elaborar categorias de clientes, como por exemplo: clientes Premium, Preferencial, star, entre outros.

Mostre para seu cliente que ele poderá perder seu status em uma determinada categoria e acabar ficando inadimplente!

Ficar sempre atento a sazonalidade dos setores é fundamental! Isso porque alguns negócios tendem a vivenciar momentos de queda em suas vendas, por isso procure saber se os seus clientes também enfrentam esse tipo de situação e juntos tentem encontrar um caminho satisfatório para sanar os problemas de inadimplência!

Planeje-se e conte com bons recursos para lhe auxiliar nessa empreitada!

Planejar é preciso e com os pontos e aspectos relacionados acima, ficará muito mais fácil cumprir esse processo! O planejamento deve envolver o momento certo de entrar em contato com o seu cliente ou a forma correta de abordá-lo!

Afinal, você precisará ter bons argumentos e questionamento pertinentes para lidar com a situação e conseguir resolver a questão! Uma dica é contar com uma empresa que preste serviços de terceirização de tarefas administrativas que poderá ser uma aliada na hora de estabelecer suas tomadas de decisões e contribuir para manter a sua gestão financeira realmente mais qualificada e bem planejada!

Com um controle assertivo, uma equipe realmente qualificada para lhe prestar como um todo o apoio necessário (e de forma online, sem perda de tempo), será muito mais eficiente a forma de lidar com seus clientes inadimplentes e colocar as contas da sua empresa em dia!

Espero que este artigo tenha sido útil para você, até breve!

Gostou? Compartilhe!