Consultoria financeira: A importância para alavancar os negócios

Apesar de parecer bastante óbvio, muitos empreendedores não sabem da importância de uma consultoria financeira para alavancar os negócios e todas as vantagens que ela pode oferecer ao desenvolvimento da empresa.

Na busca pela melhor gestão

Nos dias atuais, na intenção de se ter uma melhor gestão, diversas empresas estão contratando consultorias financeiras. Contando com a ajuda de profissionais que são especializados e possuem a experiência necessária, para garantir o bom funcionamento tanto dos processos financeiros como operacionais e administrativos.

Como aumentar o desempenho de sua empresa_00002

Assim, o consultor financeiro consegue pensar de maneira prática, pois trabalha com os dados, fatos e números da empresa, com isso ele é capaz de orientar o empresário a tomar as melhores decisões estratégicas para o seu negócio.

Saiba o que é uma consultoria financeira

Normalmente, cuidar das finanças da empresa é considerado sempre como uma tarefa bastante difícil, pois no momento de organizar todas as tarefas financeiras e tomar decisões importantes, não se sabe ao certo qual o melhor caminho a seguir.

Por isso, atualmente as consultorias financeiras vêm sendo procuradas com frequência pelas empresas que estão passando por algum tipo de dificuldade neste assunto, na intenção de analisar, traçar estratégias financeiras e planejar as finanças empresariais com mais assertividade.

Consultoria financeira empresarial

No caso de uma consultoria financeira empresarial, o consultor irá avaliar de uma maneira imparcial o momento atual da empresa, identificando todas as oportunidades de melhoria nos processos administrativos/financeiros, além dos seus principais pontos fortes e fracos, para que com isso seja possível criar estratégias para a empresa se fortalecer ainda mais no mercado e conquistar ótimos resultados financeiros.

Assim, o consultor irá agir nas seguintes áreas da empresa:

Planejamento estratégico financeiro,

  • Onde é feito um diagnóstico de toda a atual situação financeira da empresa, auxiliando na definição das metas para os próximos anos. Nesse caso, são realizados estudos pelo consultor de todas as receitas e despesas dos últimos anos e do ano corrente, para que seja avaliado os pontos a serem melhorados, consiga mais eficiência operacional e diminuição dos gastos desnecessários.

Valuation

  • É realizado também o Valuation, que de uma maneira geral é conhecido como um processo que é combinado com métodos para a definição de quanto a empresa vale no mercado, e caso seja oportuno, prepará-la para a venda.

Viabilidade econômica

  • O consultor financeiro realiza ainda a análise da viabilidade econômica, onde é mensurado a sustentabilidade dos negócios que já existem e sugerido novos para a empresa, caso seja possível. Assim, são feitos alguns cálculos, como orçamento, fluxos de caixa, entre outros para saber se o posicionamento da empresa no mercado condiz com os serviços/produtos que são ofertados.

Financeiro/Administrativo

  • Possui relação com a administração de todos os recursos financeiros da empresa, o que atua na classificação de todas as despesas, os meios de pagamentos, custos e a estrutura dos regimes de competência e de caixa. Além disso, são definidos políticas de capital de giro e distribuição de lucro. Este é um ponto onde podem ser identificadas boas oportunidades de melhorias, tanto de processos quanto de estratégias de negócio.

Reestruturação

  • Na reestruturação, a consultoria financeira busca diminuir um pouco os encargos trabalhista sobre a empresa, visa garantir a facilidade diária do trabalho, oferecer propostas de melhorias em setores chave da empresa, como o setor Administrativo, Financeiro, Pessoal, Marketing e Vendas, sobre o modelo societário, tributário, gestão da equipe como um todo e um plano estratégico financeiro.

Aplicações

  • Já o setor que cuida das aplicações financeiras, é uma área da consultoria que visa identificar as melhores alternativas de investimentos para a empresa no mercado, fornecendo orientação para gerir os recursos por meio de um controle de aproveitamentos e de resgates efetivo, para se obter melhores produtos de investimentos e taxas de remuneração de juros.

Consultoria financeira de investimentos

A consultoria financeira de investimento é conhecida por sempre buscar os bons investimentos e lucro para o capital da empresa, o consultor tem a responsabilidade de mapear e realizar o monitoramento constante de todo o cenário econômico e as boas e novas oportunidades do mercado.

Ele levará em consideração o estágio de desenvolvimento da empresa, seus objetivos macros e micros, sua relação com investidores e sócios. Será realizado um estudo completo para que, realmente, sejam feitas as melhores escolhas possíveis para a empresa.

Portanto, a consultoria financeira é extremamente importante para alavancar os negócios, onde cada área que ela abrange são importantes para garantir o sucesso e assim alcançar os objetivos que são desejados pela empresa.

Uma solução para todos os tamanhos

Uma boa opção é a terceirização das rotinas financeiras da sua empresa, dando mais liberdade a você empreendedor, para que você foque naquilo que é essencial para o seu negócio, tendo a certeza que sua empresa está sendo administrada de forma eficiente e eficaz.

Você pode contar conosco para crescer sempre. Espero que este artigo tenha sido útil para você, até breve!

Deixe as rotinas administrativas de sua empresa com o nosso time de especialista e foque sua energia para o que realmente importa. Dê o Primeiro Passo para ter uma empresa de Sucesso, sua empresa precisa de você!

[short-btnpost]Conheça nossos Planos[/short-btnpost]

Gostou? Entre em contato agora via Whatsapp!