Contas a pagar e a receber – porque você deve mantê-las atualizadas

As contas a pagar e a receber são inevitáveis todos os meses. Saber gerenciá-las corretamente deve ser uma prioridade, inclusive, das pequenas empresas, cujos donos são os que mais estão atarefados com outras rotinas.

Ninguém deseja perder dinheiro gastando mais do que o necessário ou pagando juros por causa do atraso das contas.

contas-a-pagar

Além disso, muitos gestores ainda esbarram na falta de tempo para planejar e de conhecimento para criar e analisar o orçamento da empresa que gerenciam.

A falta de controle pode acarretar grandes perdas financeiras, direcionamento errado de recursos, problemas com fornecedores e funcionários. Prejudicando até o fluxo das despesas básicas do negócio.

A importância da organização financeira da sua empresa

Assim como acontece com um orçamento doméstico, acontece com as pequenas e grandes empresas. Se houver falta de planejamento e organização financeira, as contas no final do mês não fecham.

As pequenas empresas, especificamente, acabam por não dar tanta atenção ao processo de controle de contas a pagar e contas a receber, por estarem mais focadas nas questões operacionais do negócio.

É compreensível, afinal toda empresa que está começando e deseja crescer, precisa focar bastante no bom funcionamento de tudo, na rigorosidade dos prazos de entregas. Afinal, uma reputação está sendo construída.

Porém, tão importante quanto isso é fazer uma gestão financeira eficaz, um controle de contas. Só desta forma é possível que o gestor avalie o que está sendo feito, o que precisa ser melhorado, novas opções de investimentos etc.

Se você está com dificuldades de organizar o seu financeiro, não se preocupe. Conheça os nossos planos e faça uma avaliação gratuita. 

O que é possível perceber através de uma administração financeira eficiente

Uma organização financeira eficaz influencia de forma direta na tomada de decisões de uma empresa. A partir dela é possível perceber e corrigir os erros identificados, redirecionar recursos e mensurar lucros reais do negócio.

Estas são algumas informações que uma empresa poderá levantar a partir do controle correto das suas contas a pagar e a receber:

  • Identificar todos os pagamentos que devem ser feitos, se antecipando às datas de vencimento e evitando juros por atraso;
  • Aproveitar possíveis descontos oferecidos ao pagar uma conta antes da data de vencimento;
  • Priorizar aqueles débitos que acarretam mais juros ou que implicam em perdas maiores para a empresa, caso não sejam pagos;
  • Identificar gastos desnecessários e reduzir estes custos;
  • Manter o fluxo de caixa atualizado;
  • Fazer um remanejamento de recursos, se necessário e lucrativo para a pequena

Como fazer o controle de contas a pagar e a receber?

Este gerenciamento deve ser encarado pelo gestor como uma rotina dentro da empresa que ele coordena, assim como todos os outros processos costumeiros. Buscar ajuda é importante quando não for possível fazer isso sozinho. Para isso conte com a Administrar Online.

É possível encontrar no mercado softwares desenvolvidos especialmente para este fim. Mas, se mesmo assim, esta tarefa se tornar impossível de ser acompanhada, uma alternativa viável é a terceirização do serviço.

Contratar uma empresa para gerenciar as contas de um negócio já é uma realidade no mundo empresarial. Os mais interessados pelo serviço são justamente aqueles gestores que dispõem de pouco tempo para o trabalho burocrático.

Terceirizar o controle das contas a pagar e a receber dá mais liberdade ao dono da empresa, permite que ele se empenhe em assuntos que exijam mais habilidade estratégica, por exemplo. Convém fazer uma análise segura para se decidir pelo que funciona melhor para o seu negócio.

Como pudemos perceber, a administração correta das contas a pagar e a receber é fundamental não só para a estabilidade de uma empresa, mas também para o desenvolvimento e crescimento que ela deseja alcançar. Esta também deve ser tarefa prioritária de uma boa gestão.

Se você está com dificuldade em realizar as tarefas financeiras da sua empresa, não se preocupe, nós da Administrar Online teremos uma enorme satisfação em auxiliá-lo nessas tarefas.

Gostou? Compartilhe!