Descubra como a gestão financeira pode agregar valor à sua empresa

Uma organização que não planeja todos os gastos possíveis está correndo sérios riscos. Entenda como uma boa gestão financeira é imprescindível para o crescimento do seu negócio.

A gestão financeira está ligada, desde o princípio, ao ato de abrir um negócio e, principalmente, mantê-lo. É surreal pensar em inaugurar, mesmo que o mais simples dos negócios que seja, sem pensar em como o dinheiro será empregado durante o tempo de atividade.

Você está pensando em vender doces? Deve colocar no papel o preço dos ingredientes, das fôrmas que você utilizará como embalagem e até do transporte que será utilizado, se é que vai.

O que você cobrará poderá render quanto de lucro? Desse lucro, quanto voltará de investimento para o negócio?

O ponto aqui é bem simples. Por mais bonita e fantástica que seja uma ideia de empreendimento, ela deve ser viável.

Se for o caso, todo o planejamento deve ser feito de forma prévia, com adaptações de acordo com o crescimento do negócio, além dos fatores externos, como inflação, preços aplicados pela concorrência e afins.

descubra2

Saindo do microempreendedor para um plano geral, ter consciência de tudo que acontece é um fator primordial no crescimento sustentável daquela sua ideia.

Algumas práticas, ou por “desleixo” ou por falta de informação, acabam colocando para baixo a esperança que você tinha de evoluir em pouco tempo.

Registro de caixa, controle de contas a pagar e receber, despesas fixas ou variáveis, controle do estoque, desinformação sobre todos os ciclos econômicos da empresa, do que pode ser considerado capital de giro, tudo isso acarreta em processos de estagnação econômica e, consequentemente, estrutural.

Funções básicas

Uma gestão financeira bem elaborada consiste no planejamento de todos os gastos, resultados e ações futuras. Todos os tópicos que listamos anteriormente devem constar, toda aquela falta de informação deve ser sanada com os dados sendo alimentados rotineiramente e de forma sistêmica.

Os recursos financeiros devem ser muito bem aplicados, variando de acordo com as necessidades e nichos específicos de cada empresa.

Uma loja física requer um tipo de planejamento, enquanto uma empresa que trabalha unicamente na internet, deve se ater a outros tipos de preocupações e investir o dinheiro de uma outra forma.

Isso não é novidade para ninguém, mas uma empresa que contém uma má gestão pode falir ou sofrer grandes perdas desnecessárias.

As necessidades de cada negócio são diferentes e você como empreendedor deve estar ciente disso. Até as ações de marketing de cada negócio ou nicho são distintas, já que há a necessidade de alcançar um determinado público alvo.

descubra3

Além disso, há também o antigo mantra de que o lucro dos primeiros meses devem ser aplicados, invariavelmente, no próprio empreendimento.

Mais uma vez, isso depende do curso da empresa, dos fatos e do capital inicial que você tem para investir e realizar a manutenção dos serviços, ainda assim, é uma prática que possibilita que o desenvolvimento aconteça de forma mais ágil.

De qualquer forma, mantenha todas as suas contas em rédea curta, não deixe passar um balanço de caixa, fique sempre atento aos créditos e às concessões, também aos salários, benefícios e impostos de cada funcionário, as tributações, tudo o que conter números e cifras.

Muitas empresas nesse cenário preferem terceirizar seus serviços de gestão financeira, já que com isso, sabem que o setor será bem cuidado e o empreendedor pode se dedicar a outros pontos chaves da empresa.

Melhorar a saúde financeira sem perder qualidade

Reunir e compilar as ações com viés econômico de sua empresa é a melhor forma de começar a alavancar o negócio o quanto antes.

Busque o equilíbrio nas atividades comerciais, nos serviços que você oferece. Pouco ou nada adianta iniciar uma empreitada empresarial e economizar em todos os ingredientes dos alimentos, em contratar pagando funcionários abaixo do piso ou nos fatores que influenciam no serviço final.

Não se apegue apenas ao lucro de sua empresa na hora de implementar os números no seu planejamento da gestão financeira.

Investir no produto e em divulgação é a melhor forma de aproximar e conquistar a clientela.

Chegará o momento de valorizar um pouco mais o seu produto ou serviço, mas sempre de forma inteligente, suave e honesta.

Como falamos anteriormente, quando o empreender acredita que as ações de administração em geral fogem de suas mãos e capacidade humana, é importante começar a delegar tarefas.

Terceirização da rotina financeira

Uma boa opção é a terceirização da rotina financeira da empresa, dando mais liberdade ao empreendedor de se dedicar a outro setores e tendo a confiança que sua empresa está sendo administrada em boas mãos.

Gostou do artigo de hoje? Não perca tempo e comece a avaliar todos os pontos abordados e tome a melhor decisão para seu negócio.

Você pode contar conosco para crescer sempre. Espero que este artigo tenha sido útil para você, até breve!

 

Deixe as rotinas administrativas de sua empresa com o nosso time de especialista e foque sua energia para o que realmente importa. Dê o Primeiro Passo para ter uma empresa de Sucesso, sua empresa precisa de você!

[short-btnpost]Conheça nossos Planos[/short-btnpost]

Gostou? Entre em contato agora via Whatsapp!