Entenda o que é e porque é importante a gestão de contratos para a sua empresa

Assegurar todos os direitos das partes envolvidas nos processos de uma companhia é fundamental, seja internamente, com os próprios funcionários, ou em projetos com outras empresas. Entenda como funciona uma boa gestão de contratos.

Burocracia

Uma relação burocrática entre contratantes e contratados, dos mais variados níveis, pode se tornar uma grande dor de cabeça para companhias que negligenciam o cuidado com contratos assinados, recentemente ou anos e anos atrás. Antigamente, se dizia que a palavra de um homem valia mais do que qualquer papel assinado. Sabemos que, apesar do ensinamento moral que uma expressão como essa implica, as coisas não funcionam bem assim na realidade. Desenvolver um sistema inteligente de gestão de contratos para a sua empresa significa proteger e cuidar do seu empreendimento.

Almoxarifados com aqueles antigos armários da cor cinza, separando por data ou ordem alfabética documentos de todas as naturezas, já não podem fazer mais parte da realidade de uma empresa moderna. A tecnologia está aí exatamente para isso, facilitar e auxiliar processos que antes eram considerados maçantes e, muitas vezes, inconvenientes, apesar de necessários.

Sistema de gestão de contratos

Um sistema atual de gestão de contratos controla absolutamente tudo que você acordou com terceiros, de forma automatizada e prática. Cláusulas, vencimentos, saldos, tudo está na ponta dos dedos para acesso quando necessário, principalmente para manter a saúde financeira da organização.

Uma empresa que não toma conta do acompanhamento e da execução dos contratos pode acabar saindo em desvantagem em negócios realizados de forma bilateral, além de processos judiciários que causam danos não apenas ao financeira, mas à credibilidade do prestador de serviço.

Você não quer comandar uma companhia sem memória, não é? Além do sistema, contrate profissionais adequados para a elaboração e consulta desses contratos, ou pelo menos conte com uma agência de consultoria, tenha o respaldo de especialistas antes de assinar ou propor qualquer contrato que pode acabar “acorrentando” o seu negócio a um terceiro envolvido ou a funcionários que acabam não se mostrando colaborativos como você imaginava.

Como implantar um sistema de gestão de contratos

Esse respaldo profissional pode acontecer da forma mais natural e tecnológica possível, com a contratação de softwares especializados na gestão de todos os dados contratuais que a sua empresa oficializou, desde o início dos negócios. Com eles, você consegue controlar todas as vigências e reajustes, sempre com a possibilidade de automatizar o contato entre todas as partes negociantes.

Agendas, eventos, entrega de dados financeiros para o setor responsável, imagem dos contratos na tela do computador, conteúdos formatados para facilitar a alteração de aditivos, tudo isso pode ser feito através dessas plataformas criadas por empresas com relevância no nicho.

Todo o ciclo de vida de um contrato, ou CLM, como é conhecido, no meio, é separado e tratado da forma adequado para cada etapa. Desde o rascunho da primeira folha contratual até as fases de renegociação, se for do interesse de todos, todos eles recebem a devida atenção no momento exato em que devem receber.

Blog - 06-11

Vantagens de ter todos os contratos na mão

Fica claro que, para o crescimento da sua empresa, todos os fatores e detalhes devem estar alinhados e bem estruturados. Nem sempre temos tempo ou mão de obra o suficiente para atuar de forma impecável. Com a otimização do serviço burocrático dos contratos, encontramos meios de tocar outras áreas específicas sem deixar que essa atrase o desenvolvimento do negócio.

Optar por um sistema de gestão de contratos em sua empresa é garantir que ela não ficará defasada e enrolada nos próprios termos, já esquecidos e não consultados. Além das vantagens mais relevantes, os softwares, que podem ser encontrados facilmente na internet, ainda oferecem um leque de vantagens complementares, como a proteção de informações cruciais e a atualização de contratos com valores internacionais, sempre de acordo com o valor da moeda em questão.

O próximo passo

Gostou do artigo de hoje? Chegou o momento de começar a avaliar todas as possibilidades de terceirizar ou organizar seu setor de contratos. Lembre-se de todos os benefícios e riscos que sua empresa pode se livrar com a boa gestão.

Muitas multas são aplicadas a empresas de pequeno e grande porte pela má gestão de seus contratos, o que pode muitas vezes levar a falência da empresa.

Terceirizar esse setor é uma boa opção e muitas empresas acreditam que isso reduz muitos os gastos. Não perca tempo e veja quais são as melhores alternativas para seu negócio.

Oportunidade

A Administrar Online possui uma equipe especializa e comprometida. Com a terceirização das atividades financeiras da sua empresa, podemos otimizar ainda mais cada um dos aspectos fundamentais para o crescimento do seu negócio!

Você pode contar conosco para crescer sempre. Espero que este artigo tenha sido útil para você, até breve!

Gostou? Compartilhe!