A importância da Gestão do Capital De Giro na sua Empresa

O Capital de Giro tem uma grande importância para o sustento da empresa. Leia o artigo e saiba mais sobre a importância da Gestão do Capital de Giro na sua empresa

1blog

Algo com uma importância muito relevante dentro de uma empresa é a gestão do Capital de Giro, e ele nada mais é que o montante dos recursos necessários para que a empresa possa arcar com os gastos do dia a dia, ou seja, fazer com que o dinheiro circule pela empresa e cubra as despesas operacionais.

A quantidade de dinheiro não é tabelada e o valor que cada empresa necessita depende de vários fatores, como ramo de atividade, tamanho, sazonalidade, entre outros.

Vale ressaltar que o Capital de Giro é o dinheiro que a empresa tem disponível para quitar as dívidas, sejam elas compostas de despesas fixas, gastos necessários para comercialização ou prestação de serviços, e até mesmo gastos não previstos.

2blog

Gestão do Capital de Giro

Se uma empresa mantiver uma boa gestão de suas finanças e souber o Capital de Giro ideal para o seu negócio, ela poderá ter:

  • Conhecimento do melhor momento para realizar investimentos;
  • Manter o caixa positivo e com os pagamentos em dia;
  • Equilibrar as contas do ativo com as contas do passivo;
  • Suprir as necessidades de realização de atividades operacionais;
  • Criar riquezas para a empresa a longo prazo.

Riscos de uma má gestão de Capital de Giro

Quando há uma gestão ruim do Capital de Giro, os riscos operacionais aumentam, fazendo com que a empresa se torne suscetível a um caixa negativo, podendo até comprometer o funcionamento das atividades do dia a dia.

Em diversos casos, uma gestão ineficiente do Capital de giro e um planejamento totalmente desestruturado, faz com que empresários recorram a bancos no intuito de contrair empréstimos e financiamentos para cobrir as dívidas do negócio.

Porém, ao seguirem por este caminho, a empresa fica em uma situação ainda mais vulnerável, sendo obrigada a concordar com termos e contratos adversos e que podem colocar a empresa em um patamar ainda mais negativo.

Ou seja, é necessária muita atenção e conhecimento em uma gestão de Capital de Giro, pois caso venha ter algum erro, ou uma tomada decisão errada, toda a estrutura financeira ficará abalada, podendo até trazer a falência da empresa.

E de acordo com o SEBRAE, a mortalidade de pequenas empresas pode ter decaído, porém ainda se mantêm alta em comparação às empresas que abrem, ou seja, as pequenas empresas não têm durado mais de dois anos no país, devido à má gestão financeira.

O cenário real

Pensando no cenário onde tantos empreendedores acabam morrendo na tentativa, saber administrar bem o capital de giro é fundamental.

O capital de giro é um dos pontos mais delicados, já que sua má gestão pode colocar em risco todo o funcionamento do negócio. O capital de giro, assim como os outros indicadores e ferramentas financeiras, é o coração e as veias da empresa e deve ser bem administrado.

Quando um empreendedor não tem conhecimentos a fundo de como funciona a circulação do capital de giro, é importante começar a verificar a possibilidade de delegar a tarefa (terceirização das rotinas financeiras).

Claro que muitas empresas acreditam que quando elas mesmas fazem o processo, mais econômico será para ela, coisa que não é verdade na prática, já que qualquer erro ou má prática de investimento, pode colocar tudo a perder, ou seja, pode colocar em risco a empresa.

Um final feliz (baseado em fatos reais)

Pensa da seguinte forma: uma empresa de terceirização de gestão financeira conhece melhor o mercado, possui profissionais capacitados para realizar a conciliação bancária, registro de contas a pagar e receber, gerar relatórios analítico, etc.

Vamos supor que sua empresa (de uma determinada área da economia) quer fazer uma grande compra de x produtos para vender no mercado. Porém, o custo do pedido é um capital bastante alto, uma empresa terceirizada pode te ajudar a avaliar os riscos desse investimento.

Caso não seja rentável para o seu negócio, a empresa terceirizada pode sugerir outras formas de aumentar as vendas e ter mais lucro.

Analisar os riscos é muito importante, principalmente quando o investimento compromete a capacidade de pagamento e cumprimento de outras obrigações da empresa.

Gostou das dicas de hoje? Que fazer o melhor investimento de seu capital de giro? Estude, planifique e verifique as melhores opção sempre!

A oportunidade da virada

Uma boa opção é a terceirização da rotina financeira da empresa, dando mais liberdade ao empreendedor de se dedicar a outro setores e tendo a confiança que sua empresa está sendo administrada em boas mãos.

Você pode contar conosco para crescer sempre. Espero que este artigo tenha sido útil para você, até breve!

Deixe as rotinas administrativas de sua empresa com o nosso time de especialista e foque sua energia para o que realmente importa. Dê o Primeiro Passo para ter uma empresa de Sucesso, sua empresa precisa de você!

[short-btnpost]Conheça nossos Planos[/short-btnpost]

Gostou? Entre em contato agora via Whatsapp!