O que é MEI e como funciona?

Se você deseja iniciar sua carreira de forma a obter menores custos em seus investimentos e mais vantagens para conseguir estabilizar seu negócio no mercado, pelo menos no começo, o MEI pode ser uma ótima opção para você!

Utilizado para fazer com que diversos tipos de profissionais possam obter vantagens e benefícios que muitas vezes atuando como empresas normais não conseguiriam, o MEI é uma excelente escolha para diversos nichos de mercado.

O que é o MEI e como funciona

Principalmente se você está iniciando sua empresa agora. Vale a pena dar uma olhada no que esse artigo tem a oferecer e conhecer mais sobre o MEI, entendendo quais são os procedimentos pelos quais você deve passar para ser um Microempreendedor Individual.

Afinal, o que é o MEI?

O MEI é um tipo de enquadramento tributário destinado para pequenos empresários, no qual uma pessoa física pode se cadastrar e passar a atuar como uma pessoa jurídica, sem a necessidade de toda a burocracia que envolve a criação de um CPNJ para pessoa jurídica padrão.

O Microempreendedor Individual foi criado com a intenção de possibilitar aos diversos nichos de mercado a inserção de profissionais empreendedores que possam fornecer produtos e serviços que podem ser absolutamente bem explorados por eles.

Os profissionais que realizam suas atividades no mercado, principalmente quando estão realizando atividades autônomas, podem se beneficiar amplamente da inserção no sistema do MEI.

Se você é um profissional autônomo, fazer sua inscrição no MEI irá te proporcionar uma série de benefícios, como por exemplo:

  • A regularização dos negócios perante à lei
  • A possibilidade de emissão de nota fiscal
  • Gerenciamento de impostos e taxas relativas ao Governo Federal
  • Vantagens e benefícios para a obtenção de crédito
  • Facilidade na compra de diversos tipos de bens como automóveis
  • Mais segurança para os seus consumidores
  • Acesso ao processo de previdência social
  • Mais lucratividade por meio da regularização dos negócios

Como se inscrever no MEI?

Para conseguir se inscrever no MEI é simples! Qualquer pessoa pode fazer a sua inscrição de forma prática e rápida por meio do site, inserindo informações como seu ramo de atuação, as atividades que exerce, quais são os profissionais dependentes (se houver algum) entre outras.

O site é chamado: Portal do Empreendedor e nele você poderá encontrar também quais são os locais onde a organização governamental que lida com as inscrições e as demais atividades que circundam o MEI estão localizados em sua cidade, fornecendo um apoio específico quando necessário.

É possível realizar o cadastramento no Portal do Empreendedor com uma facilidade significativa, sendo que é apenas necessário inserir dados básicos como comprovante de residência, carteira de identidade, CPF etc. Para então adquirir o documento de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

Assim, você estará então certificado a gerenciar sua empresa de forma regularizada e com muito mais facilidade para lidar com uma série de procedimentos que irão proporcionar uma série de benefícios significativos em seu negócio.

Benefícios e atividades exercidas pelo MEI

Um dos benefícios principais em trabalhar certificado pelo MEI é que há uma série de ramos de mercado que podem ser englobados pela atuação dos profissionais, por exemplo, se você é um profissional que atua de forma independente na área da advocacia, da educação, do comércio ou de serviços em geral, pode se inscrever facilmente no programa.

Há mais de trezentas opções de atividades disponíveis para os microempreendedores individuais atuarem por meio de seus cadastros no MEI e a manutenção é um processo que exige apenas o pagamento de uma taxa mensal, dependendo da categoria na qual o profissional se enquadra.

Facilidade no pagamento de impostos nacionais

Uma das maiores vantagens que são proporcionadas aos profissionais por meio da obtenção do cadastro do MEI é a facilidade com a qual você pode realizar suas atividades no mercado e estar em dia com o governo.

O Portal do Empreendedor faz com que seja possível que os profissionais realizem o pagamento de suas taxas governamentais por meio do cadastro Simples, o que significa que há uma série de impostos e taxas que são unificados e cobrados de forma muito mais simplificada para os profissionais que atuam através do MEI.

Portanto, o pagamento será realizado tanto para o valor específico da previdência social quanto para demais taxas e impostos obrigatórios para todos os cidadãos regularizados pelo MEI.

Trabalhe sem a necessidade de um ponto físico

Um outro ponto positivo que faz com que a maioria dos profissionais opte pelo MEI na hora de escolher o método para regularização de suas atividades é a não necessidade de uma localização física para exercer suas atividades.

Os profissionais podem se instalar de forma autônoma como trabalhando em casa, trabalhando em locais públicos ou quaisquer outros lugares que possam oferecer as condições necessárias para o trabalho especificado na inscrição do Portal do Empreendedor.

Precisa de ajuda?

Para te ajudar ainda mais, uma boa opção é a terceirização das rotinas financeiras da sua empresa, dando mais liberdade a você empreendedor, para que você foque naquilo que é essencial para o seu negócio, tendo a certeza que sua empresa está sendo administrada de forma eficiente e eficaz.

Você pode contar conosco para crescer sempre. Espero que este artigo tenha sido útil para você, até breve!

Deixe as rotinas administrativas de sua empresa com o nosso time de especialista e foque sua energia para o que realmente importa. Dê o Primeiro Passo para ter uma empresa de Sucesso, sua empresa precisa de você!

[short-btnpost]Conheça nossos Planos[/short-btnpost]

Gostou? Entre em contato agora via Whatsapp!