Porque Separar as Contas de PF das Contas de PJ

Muitas empresas cometem um erro grave: não separar as contas de PF das contas de PJ. Esse erro pode acarretar resultados bem desagradáveis, principalmente ao financeiro da sua empresa.

2 - Porque Separar as Contas de PF das Contas de PJ

Este tipo de erro ocorre principalmente quando os empreendedores estão começando ou em empresas familiares de pequeno porte, onde geralmente as contas pessoais se confundem com as contas da empresa.

Mas não se preocupe, se você tem uma empresa, fique sabendo que muitos outros empresários também cometem este mesmo erro, você não está sozinho nessa.

Separar as contas de PF das contas de PJ

 Misturar as contas de PF das contas de PJ é mais comum do que você pensa, aliás, este é um problema que muitas empresas enfrentam no seu dia a dia.

No ponto de vista contábil, esta é uma situação que não é aceitável. Isso pode ser bastante perigoso, com consequências graves e desagradáveis para a saúde financeira da sua empresa.

Essas consequências podem, inclusive, impedir o crescimento da instituição e, dependendo do caso, o único jeito que se tem é fechar as portas da empresa.

Quais são as consequências de não separar as contas de PF das contas de PJ?

 Em várias ocasiões o simples fato de não separar as contas de PF das contas de PJ adequadamente pode trazer problemas irreversíveis para a empresa. Vejamos algumas dessas consequências:

– Impossibilidade de Fazer um Planejamento Financeiro

Ter um planejamento financeiro adequado é de suma importância para toda e qualquer instituição que busca o crescimento constante.

Este é o ponto inicial para que as outras áreas possam começar a criar corpo. Sem o planejamento financeiro não se pode tomar decisões, por exemplo, não poderão ser feitas análises de viabilidade de projetos, não se pode fazer nenhum tipo de investimento futuro sem saber se comprometerá o fluxo de caixa da empresa.

O principal problema em não conseguir prever ou saber exatamente quanto de dinheiro, realmente, é da empresa é deixar de aproveitar as muitas oportunidades do mercado que possam surgir.

– Dificuldade para a Análise de Relatórios

Se você pensa e busca ter uma gestão que tenha realmente eficiência para sua instituição, então é preciso ter relatórios gerenciais bem elaborados e fáceis de entender, para que se tenha noção de como a empresa está caminhando.

É através dos relatórios financeiros, por exemplo, que se pode ver como algumas operações estão influenciando o fluxo de caixa do seu negócio.

Lembre-se que todas as decisões de uma instituição precisam ser baseadas em dados e informações. Sendo assim, ter sempre relatórios para fazer uma boa análise pode ser o fator determinante do sucesso da sua empresa.

– Dificuldade para Conseguir um Financiamento Bancário

A burocracia que os bancos colocam na hora de conseguir um financiamento bancário é absurdo, mas se torna ainda pior quando a empresa não separa as contas de PF das contas de PJ.

Sendo assim, a situação financeira em que a sua empresa se encontra é a principal coisa a ser analisada, já que é preciso saber se existe capacidade de pagar pelo empréstimo.

Isso é feito através de análises de relatórios de fluxo de caixa e extrato bancário, se não estiver bem organizado, fica bem difícil que o financiamento seja liberado.

– Problemas Fiscais

Talvez este seja a pior de todas as consequências de não separar as contas de PF das contas de PJ. Já que isso pode implicar em problemas jurídicos e pessoais, ou seja, para a empresa como para você mesmo.

O que acontece bastante é que as pessoas fazem retiradas da conta da empresa ou transferem dinheiro para a conta pessoal e não deixam isso documentado, o que pode acabar prejudicando você como pessoa física.

Já na pessoa jurídica, a Receita Federal pode acabar descobrindo na declaração anual ou imposto de renda retiradas que não foram explicadas, acarretando em multas ou outras penalidades.

Como posso separar as contas de PF das contas de PJ?

 A grande sacada é que você e seus sócios, se tiver sócios no caso, precisam deixar estipulado um valor de retirada mensal para suprir as necessidades pessoais, isso poderia ser feito da seguinte forma:

  • Pró-Labore;
  • Dividendos;
  • Salário.

Muitas vezes, separar as contas de PF das contas de PJ pode não ser uma tarefa simples, o que ocasiona na procura de ajuda profissional, é nestas horas que o mais indicado é procurar terceirizar esta parte burocrática e manter as contas da empresa em ordem.

Terceirizar as tarefas administrativas de sua empresa, vai além de precaver futuros erros e dores de cabeça, além de manter a saúde financeira da empresa em dia.

Resumindo…

Saber separar as contas de PF das contas de PJ é de extrema importância para a sua empresa e para você mesmo,  resguardando qualquer tipo de problema que possa surgir.

Problemas esses que podem ser muito prejudiciais ao crescimento da sua empresa, implicando inclusive no fechamento das portas da empresa.

Não perca mais tempo, fale agora mesmo com um de nossos Especialistas clicando aqui, você vai encontrar serviços totalmente exclusivos e diferenciados dos demais.

Você encontrará na terceirização de todas as suas rotinas financeiras o fator determinante para conseguir separar as contas de PF das contas de PJ.

Espero que você tenha gostado desse artigo, fique ligado que em breve compartilharemos outros artigos aqui no nosso blog, até mais!

Deixe as rotinas administrativas de sua empresa com o nosso time de especialista e foque sua energia para o que realmente importa. Dê o Primeiro Passo para ter uma empresa de Sucesso, sua empresa precisa de você!

[short-btnpost]Conheça nossos Planos[/short-btnpost]

Gostou? Entre em contato agora via Whatsapp!