Qualidade de vida no trabalho – Como isso afeta o desempenho da empresa

Ter uma qualidade de vida no trabalho está totalmente ligado ao seu desempenho. Iremos mostrar nesse artigo, como um empregado com qualidade de vida pode trazer resultados positivos para a empresa.

1

Muitas vezes como empregados nos vemos em um ambiente corrido e caótico, com poucos pontos positivos e muitos pontos negativos.

Uma mente transtornada pelo ambiente pode resultar em erros prejudiciais a empresa, demissões desnecessárias, ou até mesmo afastamentos por motivos de saúde.

Tudo isso deve ser ponderado para que o empregado consiga trabalhar saudavelmente e render o que dele deve render durante as suas atividades na empresa.

Muitas empresas não conhecem o poder que tem nas mãos, mas você sabia que pequenas atitudes diárias podem motivar sua equipe e fazer com que ela seja muito mais produtiva? Mais a seguir falaremos desse ponto.

O que é Qualidade de vida no trabalho?

Nada mais é que o grau de satisfação que o empregado tem em relação as atividades exercidas no ambiente em que trabalha. No entanto, a satisfação do colaborador em um ambiente de trabalho não é somente o que diz respeito a ele. Pois a satisfação do empregado está ligada ao clima organizacional, relação com colegas e chefe.

Afinal, uma empresa é composta por pessoas, colaboradores, e não há nada melhor e seguro do que ter pessoas motivadas e felizes em seu ambiente de trabalho para colocar toda a sua dedicação e talento em prol do funcionamento da empresa.

Desse forma, fica mais fácil de atingir as metas que a empresa deseja alcançar, direcionando os objetivos individuais para um objetivo em comum. Se todos os colaboradores estiverem trabalhando em conjunto, a empresa chegará até o ponto que ela quer chegar.

2

 

Pequenas atitudes: Grandes diferenças

Como falamos anteriormente, há algumas atitudes da empresa que pode tornar o ambiente mais agradável e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, tais como:

  • Banheiros limpos: é essencial que as empresas prestem atenção na limpeza de seus banheiros assim como no conforto destes.
  • Café e lanches: a maioria das pessoas gostam de ter café e lanches (biscoitos, frutas) a disposição deles. O gasto mensal não é alto e faz toda a diferença.
  • Limpeza em geral: um ambiente limpo e livre de maus odores é fundamental.
  • Brindes e recompensas: um funcionário que sabe que uma meta atingida pode render reconhecimento, brindes e recompensas financeiras, pode ser muito mais dedicado a atingir. Por isso, a empresa deve manter seus funcionários motivados dando mais incentivo a realizar suas tarefas diárias.

O bom desempenho do colaborador

A responsabilidade de uma qualidade de vida em um ambiente de trabalho não fica somente nas mãos dos empresários, mas o colaborador também pode contribuir para que haja Qualidade de Vida no Trabalho nos seguintes pontos:

  • Foco: Um profissional com foco em seu trabalho sofre menos com intervenções externas do ambiente de trabalho, mantendo-se com os olhos atentos em suas atividades.
  • Desavenças: Não se mantenha entre as fofocas ou desavenças, seja começando uma ou escutando alguma. Um ambiente com esse tipo de comportamento atrapalha o desempenho de qualquer profissional, inclusive pode gerar uma demissão por comportamento inadequado.
  • Trabalho em equipe: O trabalho em equipe é fundamental para que você se sinta seguro e aprenda ainda mais sobre as atividades dos outros colaboradores.

Ensine também, para que todos estejam em sintonia e venham desenvolver um trabalho ainda mais significante para a empresa.

  • Prazos e horários: Cumprimento de prazos e horários é fundamental para atender as demandas com qualidade, fora que você evita estresses sobre a cobrança de desempenho dos seus superiores e colegas.
  • Relacionamentos: Manter bom relacionamento entre os colegas de trabalho é melhor e mais saudável. Assim como no aspecto pessoal, a Qualidade de Vida no Trabalho é muito importante para o desenvolvimento dos colaboradores, tanto fora quanto dentro do ambiente de trabalho. Vale ressaltar que o papel social das empresas também é a formação de cidadãos mais conscientes.

Lembrando que, para conseguir uma Qualidade Vida no Trabalho todos devem cooperar para que o ambiente seja propenso para todos, sem que nada venha interferir nele, seja externo ou alguma situação interna que possa abalar o ritmo de desenvolvimento dos colaboradores.

O ambiente deve ser agradável e harmonioso, se todas as dicas forem seguidas, verá como o desempenho do trabalho será ainda melhor e como os clientes irão responder positivamente para o atual comportamento da empresa.

Se sua empresa não oferece os requisitos necessários para você se sentir bem, talvez seja momento de buscar novos horizontes. Não tenha medo! Lembre-se que uma má qualidade de vida no trabalho pode afetar diversas outras áreas.

Você pode contar conosco para crescer sempre. Espero que este artigo tenha sido útil para você, até breve!

Gostou? Compartilhe!