7 dicas para cuidar das finanças de empresas de pequeno e médio porte

Quando alguém sonha em empreender no próprio negócio, normalmente fica empolgado com a possibilidade de ganhar dinheiro fazendo uma coisa que gosta.

Mas, na prática, não é assim tão simples. É preciso ter tempo e dedicação, e fazer muitas coisas que, inicialmente, não estavam nos seus planos.

Para que empresas de pequeno e médio porte consigam se manter no mercado, é necessário ter melhor controle das finanças.

Sete-dicas-para-cuidar2

Afinal, o lucro é o principal objetivo de todo o negócio. Agora, se não houver gestão financeira, o projeto pode ficar desorganizado, e as chances de o empreendedor ir à falência aumentam consideravelmente.

Neste artigo, você confere algumas dicas de como ter um melhor controle dos gastos da sua empresa. Assim, terá mais chances de alcançar o tão desejado sucesso tocando o próprio negócio.

Faça uma educação financeira adequada

Não dá para gastar tudo o que ganha imediatamente. É muito importante manter as finanças pessoais em dia. Se você não consegue ter controle sobre as próprias contas, vai ter muita dificuldade para administrar as movimentações financeiras da sua empresa.

Saiba o básico a respeito do controle financeiro

Você que está empreendendo precisa saber as diferenças entre lucro, despesas, investimentos e faturamento. Não confunda um com o outro para não se complicar futuramente.

O investimento é o dinheiro que é aplicado para ampliar os lucros da empresa em um certo momento. As despesas são todos os gastos ligados para manter a atividade do negócio, dos salários até a caneta para o escritório.

O faturamento é o total que foi arrecadado pela empresa ao longo de um período específico. E o lucro é o saldo positivo do empreendimento, após o pagamento de todos os gastos.

Conheça alguns termos técnicos

É melhor estar familiarizado com alguns nomes ligados a empreender nos negócios. Expressões como capital de giro e ponto de equilíbrio precisam estar na filosofia da sua empresa.

O ponto de equilíbrio é quando as receitas da empresa são em valores iguais aos das despesas, quando o trabalho já começa a se pagar, mas ainda sem gerar lucro.

Já o capital de giro é o recurso disponível para a realização de operações do dia a dia da empresa.

Planeje também a longo prazo

Uma empresa necessita de planejamento para que consiga se manter. Através do controle financeiro, você terá maior noção de como fazer o investimento no momento certo, e quanto deste dinheiro irá retornar para o caixa da empresa.

Se prepare para eventuais riscos

Este valor é necessário, principalmente considerando riscos reais, como crises financeiras que podem vir a acontecer, devido às incertezas no mercado, inflação, aumento constante de preços, ou número baixo de vendas.

É extremamente importante que um empresário tenha um planejamento seguro das finanças do seu empreendimento.

Isso precisa ser feito com base no fluxo de caixa, para ter sempre uma carta na manga para não ser pego de surpresa.

Determine valores a serem pagos

Caso você tenha um sócio, é preciso estabelecer qual será a remuneração mensal deste. O mesmo vale para um gerente, ou um empregado específico.

É muito importante não fazer retiradas desnecessárias do caixa da empresa. Nem mesmo misturar as finanças pessoais com as do negócio. Isso pode trazer sérias complicações para o caixa da empresa.

Verifique a possibilidade de fazer mudanças a curto prazo

Isso é para avaliar a qualidade da empresa diariamente, para que, no momento de mudar, não afete drasticamente o seu negócio.

É importante saber quanto dinheiro pode ser investido, para alcançar determinadas metas. Desta forma, terá melhor conhecimento para negociar com fornecedores e adotar boas estratégias.

Tendência da terceirização

Uma boa opção é a terceirização das rotinas financeiras da sua empresa, dando mais liberdade a você empreendedor, para que você foque naquilo que é essencial para o seu negócio, tendo a certeza que sua empresa está sendo administrada de forma eficiente e eficaz.

Você pode contar conosco para crescer sempre. Espero que este artigo tenha sido útil para você, até breve!

Deixe as rotinas administrativas de sua empresa com o nosso time de especialista e foque sua energia para o que realmente importa. Dê o Primeiro Passo para ter uma empresa de Sucesso, sua empresa precisa de você!

[short-btnpost]Conheça nossos Planos[/short-btnpost]

Gostou? Entre em contato agora via Whatsapp!