5 dicas de como liderar uma equipe com eficiência

Liderar uma equipe

Liderar uma equipe com eficiência pode ser um trabalho complicado, mesmo para aqueles que já possuem uma liderança nata.

Isso acontece porque cada pessoa é diferente e juntar essas diferenças de forma que elas cooperem para um bem maior – a finalidade de um projeto, por exemplo – é uma tarefa trabalhosa.

Você foi designado para ser líder de uma equipe e está pensando em dar seu melhor para trabalhar em um projeto com eficiência?

Então confira a seguir nossas dicas para que o relacionamento com seu grupo seja bom e você consiga estimular o melhor das pessoas que o compõe.

1. Analise o emocional da sua equipe

Liderar uma equipe com eficiência envolve, primeiramente, entender os sentimentos de cada indivíduo.

Um grupo só é emocionalmente saudável quando há 3 características em evidência:

  • Sentimento de pertencimento ao todo;
  • Confiança entre os membros e;
  • Senso de eficácia da equipe.

Sem esses aspectos sua equipe pode até funcionar, entretanto, é bem provável que ela não consiga alcançar seu potencial da forma mais eficiente e isso não terá nada a ver com falta de habilidade ou capacidade dos seus membros.

Está mais relacionado ao fato de que eles não se sentirão à vontade para um envolvimento emocional uns com os outros.

Conhecer a situação emocional da sua equipe e proporcionar uma integração de todos será importante para uma liderança eficiente.

Tenha um mínimo de conhecimento sobre as habilidades emocionais de cada um e, claro, não se esqueça de incluir-se nisso.

É importante que o líder passe confiança e inspire, assim todos estarão mais determinados a dar o seu máximo para fazer o que foi delegado.

2. Faça uma auto avaliação periódica

Analisar quais são a forças e quais são as fraquezas da equipe de forma regular é ótimo para definir o que está bom e o que precisa ser melhorado.

Isso pode ser feito por meio de um consultor externo, feedback de reuniões (semanais ou mensais) ou exercícios de avaliação.

Neste momento, não é bom se ater a estadia emocionais individuais ou ao jeito como as pessoas interagem umas com as outras.

Foque nisso quando for necessário, como em um caso de mediação de conflitos.

As avaliações servem para ajudar a gerenciar a equipe a melhorar cada vez mais.

Focar em situações individuais e de relações interpessoais é eficiente apenas na hora de aparar arestas ou mudanças de processos.

3. Crie um ambiente afirmativo para liderar uma equipe

Troque o tempo que você gasta organizando as finanças da sua empresa por momentos em família. Administrar Online - liderar uma equipe

Todo mundo que ama o seu trabalho realmente gosta de trabalhar. Entretanto, o ambiente de trabalho pode ser estressante devido à constante cobrança de resultados e do cumprimento de metas.

Dessa forma, é importante que você permita que sua equipe tenha, ao menos, um ambiente que os ajudem a superar as dificuldades.

Para isso, crie um clima positivo entre seus liderados. É bom estimular a consciência de que tudo o que é feito é para o melhor da equipe.

Você deve buscar o comprometimento da equipe em tratar como boas as ações, palavras, intenções e esforços dos outros membros.

Isso auxilia no sentimento de confiança e faz com que busquem eficiência nas tarefas a serem executadas, evitando discussões desnecessárias.

4. Estimule a proatividade

Permita e ajude sua equipe a desenvolver a proatividade. Isso quer dizer que nenhum membro pode estar sozinho para resolver uma questão/problema.

Os outros membros – mesmo que não sejam da área ou que não tenham a responsabilidade da questão – podem, inclusive, propor uma ideia para ajudar na solução.

Isso só será possível se os membros já tiverem desenvolvido a confiança entre si e a confiança na equipe.

Dessa forma, não haverá conflitos e desentendimentos comuns como se sentir inferior ou que a sugestão não é válida.

5. Entenda a empresa para conseguir liderar uma equipe

Não basta sua equipe estar unida. É necessário que ela esteja relacionada a empresa como um todo, envolvendo todos os outros setores.

Isso facilita a criação de grupos de colaboradores da mesma área e também que a equipe trabalhe para o sucesso da empresa.

Para isso, é necessário sempre avaliar se a necessidade de sua equipe pode atrapalhar outro setor da empresa.

Se você está liderando uma equipe de marketing, por exemplo, e o objetivo é aumentar as vendas, será que o setor de produção suporta o aumento da demanda?

Isso ajuda a contornar problemas que podem aparecer no futuro.

Ao longo do artigo, é fácil perceber que liderar uma equipe com eficiência é mais do que apenas delegar tarefas.

É entender cada indivíduo e como eles funcionam quando se relacionam com os outros, ao mesmo tempo em que se explora o melhor dessa comunicação.

Portanto, não ignore a importância das nossas dicas se você realmente deseja evoluir enquanto ajuda outras pessoas à evoluírem também.

A Administrar Online é especialista em Terceirização das Rotinas Financeiras.

Pensou em Gestão Financeira, fale com quem entende do assunto. Até breve!

Comments are closed.
Fale Conosco pelo WhatsApp