O que é persona e como ela irá ajudar sua empresa a vender mais

O que é persona?Essa é uma dúvida muito comum para quem está começando a montar a estratégia de marketing da própria empresa. Afinal, esse é um termo relativamente novo e que traz muitas perguntas com ele.

Atualmente, traçar o perfil do público-alvo não é o suficiente para gerar leads e atrair mais clientes. Esse é um conceito muito genérico e que não traz as informações necessárias para realmente alcançar os consumidores e oferecer o que eles precisam.

Diante disso, elaboramos este post para explicar detalhadamente o conceito de persona e como isso irá ajudar a sua empresa a alavancar as vendas. Confira:

O que é persona?

Saber o que é persona é muito importante para quem utiliza as estratégias de marketing digital.

Afinal, é por meio desse recurso que você consegue melhorar a produção de conteúdo para blog, sites e até redes sociais, deixando-os mais alinhados com os interesses do cliente em potencial.

Isso porque, a persona consiste em uma descrição detalhada de quem seria o cliente ideal para o seu produto, loja ou comércio.

Por ser rico em detalhes, a construção desse avatar é considerada um verdadeiro desafio, ainda mais quando você não utiliza as perguntas certas para estruturá-lo.

Chegar a uma boa definição requer contato com seus possíveis clientes, o suficiente para fazer uma análise na qual seja possível identificar características comuns entre esses compradores em potencial.

Troque o tempo que você gasta organizando as finanças da sua empresa por momentos em família. Administrar Online - o que é persona

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Há ainda uma grande confusão sobre esses dois conceitos, já que muitos acham que são sinônimos, mas não são.

Na verdade, o termo “público-alvo” é direcionado a uma parcela extensa da sociedade e é desenvolvido por meio de informações genéricas.

Pode-se pensar, como exemplo, mães de crianças na faixa etária de 0 a 2 anos, do sexo masculino, com uma renda per capita X, que compram equipamentos eletrônicos, pois têm uma vida tecnológica ativa.

No entanto, quando se refere a persona, há uma delimitação muito maior, como nesta descrição.

São inseridas informações mais detalhadas sobre a vida do cliente e das suas necessidades.

Nesses casos, a definição de uma persona seria: Adriana, 25 anos, mãe de um menino de 2 anos, estuda e trabalha em casa.

Utiliza computadores e smartphones para suas tarefas e estudos do dia a dia.

Consegue perceber a diferença? A persona é a representação do cliente ideal, de forma mais humanizada e personalizada.

Apesar de parecer estranho pensar em uma estratégia para uma única pessoa e não para um público-alvo, ela faz com que você se aproxime mais do seu cliente em potencial.

Qual a importância de saber o que é persona?

Dentro do marketing digital, a criação da persona é um passo muito importante para a comunicação da sua empresa.

A ideia é que sejam enviadas mensagens certas para as pessoas certas e, dessa forma, um resultado melhor seja alcançado.

Não ter a persona definida é quase como falar grego para quem entende apenas português, por exemplo: falar de produtos infantis para quem ainda não é mãe ou oferecer produtos que são destinados à classe A para a classe C.

Alguns motivos que exemplificam a importância da persona são:

  • Especifica os conteúdos necessários para alcançar os objetivos;
  • Auxilia no desenho de sua estratégia de marketing, elegendo o público que deve ser focado;
  • Define o estilo e o tom do seu conteúdo;
  • Melhora o marketing de relacionamento, que deve ser bastante personalizado.

Com tudo isso, o potencial cliente sente-se acolhido, contemplado e interessado pelo seu negócio, com a impressão de que seus produtos ou serviços foram feitos especificamente para solucionar os problemas dele.

Sendo assim, as chances de conversão, bem como suas vendas, aumentam muito mais.

Como criar uma persona?

Sabendo da importância e vantagens que uma persona pode trazer para o seu negócio, é possível que agora você esteja muito mais interessado em criar o perfil do cliente da sua empresa, certo?

 Para isso, é necessário se guiar pelas características da maioria dos seus compradores – assim como potenciais compradores – e responder algumas questões chaves, são elas:

  • Quais as características físicas do meu cliente em potencial?;
  • Quais as características psicológicas do meu cliente em potencial?;
  • Que tipo de assunto (que o meu setor aborda) interessaria o cliente?;
  • Quais suas atividades mais comuns? (pessoais e profissionais);
  • Qual o nível de escolaridade?;
  • Qual seus desafios e obstáculos?;
  • Quais os seus objetivos?;
  • Ele acessa que tipos de informações e em quais veículos?;
  • Quem influencia suas decisões?

É necessário saber quase tudo o que o seu cliente pensa a respeito do seu produto, o que ele precisa e quais as dificuldades que ele tem no dia a dia e que podem ser relacionadas, assim como resolvidas, pelo seu setor.

Feito todo o processo de recolher dados, é possível especificar e descrever o perfil da sua persona, como um personagem, e disponibilizá-lo para todos os funcionários, com as seguintes características:

  • Nome fictício;
  • Sexo;
  • Ocupação;
  • Idade;
  • Nível de escolaridade;
  • Ramo de atividade;
  • Meios de comunicação utilizados;
  • Seus principais objetivos;
  • Seus maiores desafios.

Agora que você já viu a importância da persona para o seu negócio, não perca mais tempo e comece agora com a criação da sua.

Usando nossas dicas e o apoio de um software específico, o perfil do seu cliente rapidamente será definido e a estratégia de marketing da sua empresa ficará muito mais objetiva, possibilitando resultados ainda melhores para suas vendas.

Lembre-se, a Administrar Online é especializada em Terceirização das Rotinas Financeiras de pequenas e médias empresas. Espero que o artigo tenha te ajudado de alguma forma, forte aboraço e até breve!

Comments are closed.
Fale Conosco pelo WhatsApp