Contabilidade Digital Tendências para 2019

A contabilidade digital apareceu no ramo como um grande diferencial para empresas – incluindo os próprios escritórios contábeis.

Afinal, a tecnologia consegue agregar um alto valor aos serviços, o que beneficia tanto quem os fornece, quanto quem recebe.

E apesar de esse não ser um assunto tão novo, há todo o momento estão sendo lançadas tendências de mercado que potencializam ainda mais a gestão financeira feita de forma digital.

Portanto, se você é um contador ou dono de um negócio que precisa contratar serviços de um escritório contábil.

Confira as novidades da área no nosso artigo, para entender como buscar excelência nesse tipo de trabalho.

O que é contabilidade digital?

Muitas pessoas possuem uma ideia errada sobre a contabilidade digital, portanto, é importante deixar o significado desse termo claro antes de seguir com o artigo.

Basicamente, a contabilidade digital pode ser entendida como um modelo de trabalho onde a execução dos serviços contábeis é feita exclusivamente por meio da internet e de programas especializados.

Ela foi desenvolvida para que os contadores pudessem usar ferramentas online no seu dia a dia, tornando-se mais produtivos e eficientes.

Portanto, ao contrário do que muitos pensam, esse termo não tem nada a ver com a criação de um escritório virtual.

É valido destacar também que o uso da tecnologia não tem o intuito de substituir o trabalho desses profissionais, mas sim melhorá-lo.

Afinal, com as atividades mais simples sendo feitas de forma automática. O contador terá um maior tempo para direcionar às necessidades dos seus clientes e agir de forma mais estratégica.

Quais as tendências para a área?

Para garantir que seu escritório contábil – ou aquele que será contratado – esteja oferecendo tudo o que o cliente precisa, confira a lista de tendências que separamos:

Terceirização das tarefas financeiras

O BPO financeiro é uma das mais novas tendências de contabilidade digital. Trata-se da terceirização das tarefas financeiras de uma empresa, onde estas passarão a ser feitas por um escritório contábil.

Essa tendência é vantajosa tanto para o escritório contábil, que lucra ao oferecer esses serviços, quanto para a empresa-cliente, que estará economizando ao não precisar criar um setor financeiro próprio ou contratar novos profissionais qualificados.

Os serviços mais comuns oferecidos no BPO financeiro são:

  • Gestão de contas a pagar e contas a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Elaboração do fluxo de caixa;
  • Gestão de indicadores (monitorar o desempenho financeiro do negócio);
  • Análise de crédito;
  • Emissão de documentos fiscais.

Integração contábil

Trata-se da união entre os sistemas de gestão financeira do escritório contábil com a sua empresa-cliente, fazendo com que seja possível oferecer serviços mais rápidos e com boa qualidade.

A integração contábil evita a perda de tempo na busca ou entrega de documentos físicos.

Visto que todos os arquivos salvos na empresa são automaticamente exportados para o escritório de contabilidade por meio de um programa, facilitando a vida do contador.

Troque o tempo que você gasta organizando as finanças da sua empresa por momentos em família. Administrar Online

Softwares de gestão contábil

Os softwares de gestão financeira são como a alma da contabilidade digital. Com eles, é possível simplificar o planejamento, a execução e o controle de diversas atividades.

Além de gerar relatórios precisos sobre cada uma delas.

Alguns programas realizam as mais diversas tarefas presentes em um setor contábil. Essa é uma ótima forma de automatizar processos para fazer a terceirização das tarefas financeiras.

Já outros sistemas executam atividades distintas.

Alguns exemplos de softwares que fazem parte da tecnologia da contabilidade são:

  • Arquivei;
  • Notasoft;
  • Nfe.io;
  • ContaAzul;
  • e-Contab;
  • Domínio contábil;
  • Notajá;
  • Inforgr.am;
  • Enotas.

Costumer Success

Trata-se da preocupação em garantir que o serviço oferecido consiga trazer o sucesso do cliente.

Com isso, há uma mudança na relação entre o escritório contábil e a empresa que contratou os seus serviços, transformando o contato entre ambas as partes ao mais frequente.

Aqui, a contabilidade digital é utilizada como meio de garantir mais tempo livre aos profissionais dentro de um escritório contábil, possibilitando que eles proporcionem um melhor atendimento ao cliente ao focar nas suas necessidades específicas.

Essa tendência busca agregar valor aos serviços prestados pelo contador, bem como fidelizar os clientes antigos e alcançar os novos.

Especialização

À medida em que a tecnologia na contabilidade digital vai avançando e tornando os processos contábeis cada vez mais simples.

Por isso os contadores devem avançar rumo à expertise para atender as necessidades específicas e impactantes dos seus clientes.

No lugar de oferecer uma ampla gama de serviços, uma tendência que está tomando conta dos escritórios contábeis é a de oferecer aperfeiçoamento em uma ou duas linhas de atuação no ramo.

Com isso, é possível agregar mais valor aos serviços prestados, funcionando muito mais como um consultor estratégico da empresa e deixando as tarefas mais simples para os softwares.

Como você pode ver, a contabilidade digital é uma segmentação do mercado bastante ampla, que está sempre recebendo inovação para otimizar o dia a dia em um escritório contábil.

Portanto, seja você um contador, seja um cliente buscando pela terceirização das tarefas financeiras, busque sempre encontrar as melhores opções de tecnologias para ajudar na gestão financeira!

Comments are closed.
Fale Conosco pelo WhatsApp