O impacto do BPO Financeiro em Micros e pequenas empresas

O BPO Financeiro é um serviço que tem impactado a realidade das micro e pequenas empresas do país.

Isso não poderia ser diferente, afinal através dele os empresários conseguem ter um controle eficaz das suas finanças.

Além disso, eles contam com o suporte de uma equipe de especialistas e técnicas modernas responsáveis pelas finanças.

Assim, sobra mais tempo para focar nas ações mais importantes da empresa.

Sendo assim, se você está começando a empreender no seu negócio pessoal e deseja cuidar das finanças da sua empresa de maneira certa – evitando assim a mortalidade da mesma – continue a leitura do artigo!

BPO Financeiro: o que é

Para saber qual o impacto do BPO Financeiro nas micros e pequenas empresas, antes é necessário entender o que significa esse termo. Sendo assim, vamos à explicação:

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing – ou em tradução livre, Terceirização de Processos de Negócios.

Basicamente, é quando uma empresa contrata os serviços de outro negócio, que não fazem parte do seu próprio core business.

No caso do BPO Financeiro, é quando a empresa em questão contrata especificamente outra empresa para cuidar da sua gestão financeira.

Essa prática evita os altos custos do recrutamento de um profissional, bem como os problemas de deixar essa tarefa na mão de alguém que não tem expertise no ramo.

A terceirização das tarefas financeiras mais comuns são:

  • Elaboração do fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Contas a receber
  • Contas a pagar;
  • Gestão de indicadores;
  • Análise de crédito;
  • Emissão de documentos fiscais.

Impacto do BPO nas MPE’s

Como já era de se esperar, há diversos impactos positivos ao adotar o BPO Financeiro para Micros e Pequenas Empresas (MPE’s). Confira alguns deles seguir:

Redução de custos

A terceirização das tarefas financeiras tem uma grande responsabilidade na diminuição dos custos de uma empresa. Sobretudo, por causa de alguns aspectos pontuais.

Em primeiro lugar, a empresa não precisará gastar dinheiro para o recrutamento de profissionais.

Assim como, não terá que arcar com os custos de um funcionário (que vai muito além do salário).

Por outro lado, também é possível considerar que uma equipe de gestão financeira especializada conseguirá identificar problemas e potenciais incongruências, fazendo uma correção para que a empresa não gaste mais do que o necessário.

Ter um profissional na sua empresa implica em um gasto fixo, independentemente da quantidade de trabalho que ele fizer.

Por outro lado, quando você opta pelo BPO Financeiro, pagará somente pelo valor contratualizado, sem pagar 13º, férias…

Troque o tempo que você gasta organizando as finanças da sua empresa por momentos em família. Administrar Online - BPO Financeiro

Foco no core business

Pense em uma oficina de mecânica de carros, por exemplo. O sucesso desse tipo de empresa está relacionado a consertar os veículos com excelência e fidelizar clientes, não gerenciar finanças e tributos.

E apesar da gestão financeira ser crucial para a sobrevivência desse negócio, ela não faz parte do core business da empresa – podendo ser transferidas para uma empresa de BPO Financeiro.

Fazendo a terceirização das tarefas financeiras, você garante que todo o seu pessoal estará sempre focado em oferecer o melhor serviço para os clientes, tendo assim um melhor custo-benefício com a mão de obra.

Assim, você consegue direcionar recursos para aumentar a tecnologia necessária nas atividades que fazem parte do núcleo do seu negócio. Isso gera ainda mais valor para a empresa ao focar na qualidade do trabalho.

Qualidade e aumento da expertise na gestão financeira

Como os processos administrativos são secundários, é comum que as empresas invistam pouco ou nada em melhorias e eficiência.

Esse cenário gera uma queda de produtividade e perda de tempo com atividades que deveriam ser simples.

Ao contratar uma empresa de BPO financeiro, certamente ela apresentará uma quantidade de softwares de automação e digitalização que são utilizados no dia a dia por ela.

Isso deixará a gestão financeira da sua empresa muito mais estruturada – o que garante uma qualidade maior nas tarefas realizadas e evita diversos problemas.

Além disso, você estará adquirindo o serviço de profissionais com expertise no ramo de gestão financeira.

Sem precisar investir alto na contratação de talentos da categoria sênior.

Muitas empresas de BPO Financeiro oferecem uma equipe com diversos especialistas em áreas diversas.

Algo que sem dúvida, seria muito difícil e custoso de manter caso você decidisse incluir esse pessoal no seu quadro de colaboradores.

Em outras palavras, você alcança competência para garantir a saúde financeira do seu negócio, sem um custo muito elevado!

Como contratar a terceirização das tarefas financeiras?

Sem dúvida, a forma mais econômica de ter uma gestão financeira de qualidade é optar pela terceirização das tarefas financeiras.

Por isso, entre em contato com a Administrar Online e conte com o suporte da nossa equipe financeira.

Entretanto, antes de contratar, é preciso verificar se há realmente uma adequação às necessidades gerais e específicas do seu negócio.

Ter esse cuidado evita possíveis problemas com a busca de um profissional fora da empresa contratada para a terceirização.

Fale Conosco pelo WhatsApp