Fluxo de caixa: como fazer na prática?

O dinheiro é rei — é um ditado comum no mundo dos negócios. Mas, surpreendentemente, poucos empreendedores tomam medidas para gerenciar seu fluxo de caixa para que não acabem com uma conta bancária vazia e nada para pagar as contas.

Aliás, uma das principais causas do fracasso empresarial é a má gestão do fluxo de caixa. A boa notícia é que o gerenciamento do fluxo de caixa é fácil de melhorar com algumas etapas simples.

Para saber mais como conduzir esse processo, preparamos o artigo abaixo com as etapas que você deve seguir. Vamos lá!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma medida da quantidade de dinheiro que entra e sai de sua empresa em um determinado período de tempo. Quando você tem fluxo de caixa positivo, tem mais dinheiro entrando em sua empresa do que deixando. Portanto, você pode pagar suas contas e cobrir outras despesas. 

Quando você tem fluxo de caixa negativo, não pode se dar ao luxo de fazer esses pagamentos. O conceito de ter “dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações financeiras” também é conhecido como capital de giro.

Verifique sua lucratividade

Em primeiro lugar, certifique-se de que sua empresa está obtendo um lucro razoável. Mesmo a melhor gestão de fluxo de caixa não ajudará se seus fundamentos estiverem errados.

Analise cada produto e serviço separadamente para ver se está cumprindo sua função. Certifique-se de que seus produtos tenham preços adequados e trabalhe para eliminar ineficiências. Em vez de apenas perseguir vendas, busque vendas lucrativas.

Faça uma projeção de fluxo de caixa

Em seguida, prepare uma projeção de fluxo de caixa para o próximo ano. Este é o seu sistema de alerta precoce para problemas de fluxo financeiro. 

Use uma planilha Excel ou software de contabilidade para conectar entradas e saídas de caixa mensais esperadas, incluindo compras antecipadas de alto valor.

Use a projeção para antecipar períodos lentos e planejar com antecedência o que fazer a respeito. Ao longo do ano, verifique sua posição de caixa real regularmente — uma vez por semana ou mês — em relação à sua projeção para ver como você está indo e lidar prontamente com quaisquer divergências.

Leia também::: Como organizar o financeiro de forma eficiente

Parcele grandes compras em vez de drenar dinheiro

Um dos erros mais comuns de fluxo de caixa é usar dinheiro para comprar um importante ativo de longo prazo, em vez de obter um parcelamento. 

Mesmo que você se sinta feliz agora, pode acabar ficando sem dinheiro de repente se tiver uma queda repentina de receita ou um crescimento rápido.

Use sua projeção de fluxo de caixa para planejar suas necessidades de financiamento com antecedência. Também é importante combinar a vida útil de uma compra com o tempo de parcelamento da compra, para que tenham ao menos duração semelhante.

Acelere a entrada de dinheiro

Colocar dinheiro em seu negócio mais rapidamente pode fazer com que você economize custos com sua linha de crédito. 

Algumas dicas: envie as faturas mais rapidamente, e permita que os clientes paguem eletronicamente. Além disso, cobre juros por atraso, ou mesmo em caso de parcelamento.

Levante dinheiro rapidamente em uma crise

Enfrentando uma crise inesperada de fluxo de caixa? Você pode levantar dinheiro rapidamente usando várias técnicas:

  • Fale com seu banco sobre alguma linha de crédito que seja interessante
  • Verifique seu estoque e ativos para ver o que você pode vender, mesmo com desconto
  • peça aos fornecedores
  • Renegocie suas dívidas com seus credores
  • Ofereça a seus clientes um grande desconto para ganhar algumas vendas rápidas

Dessa forma, é possível ter mais dinheiro no seu caixa garantindo que sua empresa siga competitiva no mercado. 

Leia também::: 3 Razões para você Terceirizar a Gestão Financeira da sua empresa

Fique atento ao seu fluxo de caixa

Uma pessoa sábia disse certa vez: “receita é vaidade, lucro é sanidade, dinheiro é realidade.” Por isso, se você realmente não tiver dinheiro em mãos, sua empresa deixará de funcionar.

Dessa forma, gerenciar seu fluxo de caixa tem tudo a ver com descobrir quando você terá dinheiro em suas mãos, descobrir como obter mais dinheiro em suas mãos com mais rapidez e como gerenciar seus gastos para não ter problemas de fluxo de caixa.

Lembre-se de que a primeira etapa para gerenciar seu fluxo de caixa é manter a contabilidade sob controle. É uma forma de conseguir isso mais facilmente por meio da Terceirização Financeira.

Aqui na Administrar Online somos especialistas em terceirização financeira, garantindo que o fluxo de caixa da sua empresa esteja sempre em dia e você esteja ciente do andamento do seu negócio.

Esperamos que tenha gostado do artigo sobre como fazer o fluxo de caixa na prática. E caso queira saber mais sobre a terceirização financeira e como isso pode transformar seu negócio, entre em contato com nossos consultores.

Mude para o Novo

Faça parte do nosso time de clientes!

Rolar para cima

Este site utiliza Cookies para melhorar a sua experiência. Ao clicar em aceitar você concorda com os termos de uso e políticas de privacidade.