A importância da gestão financeira nas pequenas empresas

A gestão financeira é uma das responsabilidades mais importantes dos proprietários de pequenos negócios. Eles devem considerar as consequências potenciais de suas decisões de gestão sobre os lucros, o fluxo de caixa e a situação financeira da empresa. 

As atividades de todos os aspectos de um negócio têm impacto no desempenho financeiro da empresa e devem ser avaliadas e controladas pelo empreendedor. Afinal de contas, é comum as empresas sofrerem financeiramente nos seus primeiros anos de vida, e a gestão financeira eficiente pode ser o caminho para o sucesso.

No artigo abaixo falamos mais sobre a importância da gestão financeira nas pequenas empresas, e o que o gestor deve estar atento. Confira!

Ciclos de vida de uma empresa

A maioria das empresas experimenta perdas e fluxos de caixa negativos durante o período de inicialização. A gestão financeira é extremamente importante durante este tempo. 

Os empreendedores devem se certificar de que têm dinheiro suficiente para pagar os funcionários e fornecedores, embora tenham mais dinheiro saindo do que entrando durante os primeiros meses do negócio. 

Isso significa que o proprietário deve fazer projeções financeiras desses fluxos de caixa negativos para que tenha uma ideia de quanto capital será necessário para financiar o negócio até que ele se torne lucrativo.

Conforme uma empresa cresce e amadurece, ela precisará de mais caixa para financiar seu crescimento. O planejamento e o orçamento para essas necessidades financeiras são cruciais. 

A decisão de financiar a expansão internamente ou tomar emprestado de credores externos é uma decisão tomada pelos gerentes financeiros. 

A gestão financeira está encontrando a fonte adequada de recursos ao menor custo, controlando o custo de capital da empresa e não deixando o balanço patrimonial ficar muito alavancado com dívidas com efeito adverso em sua classificação de crédito.

Leia também::: Como organizar o financeiro de forma eficiente

Gestão financeira

Em suas operações normais, uma empresa fornece um produto ou serviço, faz uma venda ao cliente, recebe o dinheiro e reinicia o processo. A gestão financeira está movimentando o dinheiro de forma eficiente durante este ciclo. 

Isso significa gerenciar as taxas de giro de matérias-primas e estoques de produtos acabados, vendendo aos clientes e cobrando as contas a receber em tempo hábil e começando com a compra de mais matérias-primas.

Nesse ínterim, a empresa deve pagar suas contas, seus fornecedores e funcionários. Tudo isso deve ser feito com dinheiro, e é preciso uma gestão financeira astuta para garantir que esses fundos fluam com eficiência.

Embora as economias tenham um histórico de alta de longo prazo, ocasionalmente também sofrerão quedas acentuadas. As empresas devem se planejar para ter liquidez suficiente para enfrentar essas crises econômicas, caso contrário, podem precisar fechar as portas por falta de dinheiro.

Importante para o futuro do negócio

Quando alguém está no centro da gestão de seu negócio, pode perder de vista as metas de longo prazo que garantem o crescimento adequado de sua pequena empresa. Uma sólida gestão financeira pode ser um lembrete de todos os gastos necessários para manter o crescimento do seu pequeno negócio e ficar à frente dos concorrentes em seu mercado.

As decisões do pequeno empresário podem ter consequências positivas ou negativas. E nesse sentido, uma boa gestão financeira pode detectar tendências positivas e negativas que podem ter se perdido em um mar de números. 

Isso o ajudará a alocar melhor os recursos nas áreas que estão gerando receita para o seu negócio e evitar despesas que não produziram resultados suficientes.

A gestão financeira também pode ajudá-lo a priorizar despesas. Em pequenas empresas, conservar recursos financeiros é uma obrigação. Um plano financeiro bem elaborado pode ajudá-lo a priorizar quais áreas precisam ser financiadas imediatamente e onde suas despesas podem esperar até que você tenha melhores vendas. 

Mesmo as maiores corporações do mundo passam por um processo de priorização de gastos resultante de uma análise cuidadosa de custo/benefício.

Leia também::: 3 Razões para você Terceirizar a Gestão Financeira da sua empresa

A gestão financeira serve para lhe ajudar

No geral, a gestão financeira existe para ajudá-lo a medir seu progresso. Como foi seu ano? Que passos foram dados para alcançar seus objetivos? Quando o proprietário de uma pequena empresa está mergulhado até os joelhos nas operações do dia a dia de sua empresa, muitas vezes pode perder de vista os avanços que fez para expandir sua pequena empresa. 

Nesse sentido, uma alternativa é terceirizar a gestão financeira com profissionais que sejam especialistas na área. Dessa forma, o empreendedor passa a contar com uma equipe acompanhando e fazendo sua gestão financeira e garantindo que seu negócio siga nos trilhos.

Nesse sentido, a Administrar Online surge como a melhor opção para você que deseja terceirizar a gestão financeira do seu negócio. Nossa equipe controla e organiza todo o setor financeiro, enquanto você se preocupa com o crescimento do seu negócio.

Portanto, agora que você já sabe a importância da gestão financeira nas pequenas empresas, venha para a Administrar Online para garantir um futuro próspero e sólido para o seu negócio. É só entrar em contato com nossos consultores para saber como!