gestão financeira

Gestão Empresarial eficiente

As consequências de não ter uma gestão eficiente na sua empresa

Ter uma Gestão Empresarial eficiente em uma empresa é essencial, uma vez que sem ela, dificilmente os resultados surgirão.

Uma empresa de sucesso tem determinadas características que, querendo ou não, lhe diferem de sua concorrência.

Gestão empresarial eficiente

Isso não significa comparar uma a outra, significa entender que, sem Gestão eficiente, dificilmente a instituição sobrevive, uma vez que a Gestão Empresarial é a base que sustenta a empresa.

Vamos ver alguns motivos que impedem as empresas de ter uma boa gestão:

Não há controle da equipe

Quando não se tem uma Gestão Empresarial eficiente, a equipe passa a não ter alguém para orientá-la e isso prejudica e muito o desempenho de forma geral.

É necessário possuir uma estrutura que permite que o trabalho seja desenvolvido, de forma eficiente e eficaz.

Se não há quem controle, não há regras, e assim, a equipe passa a achar que pode simplesmente fazer o que quiser e como quiser.

Não há nada pior do que uma equipe sem líder, uma vez que essa passará a não cumprir minuciosamente a sua função, atrapalhando todo o processo empresarial.

Uma empresa sem um líder é igual a um navio sem capitão, ou seja, está prestes a naufragar.

Sem Gestão não há metas

Todo mundo sabe da importância de se contar com metas empresariais. Essas fazem com que a instituição evolua a cada dia.

Uma equipe com metas claras passa a focar muito mais em alcançá-las e cumprir a sua função com excelência do que aquelas que não as possuem.

Uma empresa que não possui uma Gestão Empresarial eficiente, não trabalha com metas.

Às vezes até chega a trabalhar, mas cobra-as de uma forma equivocada, de modo a pressionar tanto o funcionário, que ele acaba as cumprindo com raiva e sem vontade, ou seja, não a vê como desafio.

Tempo e desempenho

Outro problema quando o assunto é uma empresa não contar com uma Gestão Empresarial eficiente é o tempo levado para realizar cada tarefa.

Atividades que levariam um dia para serem realizadas, por exemplo, passam a levar dias ou semanas…

Uma vez que não há ninguém controlando os prazos e as entregas.

Além disso, o desempenho de cada funcionário também passa a não ser controlado, o que acaba fazendo com que alguns façam muito e outros nem tanto.

Esse desempenho também acaba alterando a qualidade dos serviços e produtos. Isso porque, uma pessoa que não tem um foco no que está fazendo, dificilmente oferecerá um trabalho de alta qualidade.

Por isso, o uso de metodologias de apontamento de tarefas (Timesheet) é essencial para compreender quais atividades merecem mais ou menos tempo da equipe.

E, mais uma vez, esse foco depende do olhar do gestor na empresa e nos processos de trabalho específico de cada um dos funcionários.

Não há planejamento

Uma Gestão que não é eficiente dentro de uma empresa não vai se preocupar com detalhes mínimos, porém essenciais, como possuir um bom planejamento.

O planejamento é a base de processos eficiente, muitas negociações e do sucesso como um todo de um negócio.

Isso porque, com ele é possível dividir minuciosamente cada etapa do trabalho, tanto no sentido das funções, como também na data a qual esse deva ser cumprida.

O planejamento e, é claro, o controle dele, permite que as coisas passem a fazer sentido tanto para quem participa da Gestão Empresarial, como para quem executará as ações.   

Uma empresa sem planejamento dificilmente conseguirá atingir as metas estabelecidas para crescimento e melhoria. Pois, sem o devido controle não é possível gerenciar.

Troque o tempo que você gasta organizando as finanças da sua empresa por momentos em família. Administrar Online - Terceirização do financeiro - Gestão empresarial

Não conseguir reduzir custos ou ter controle

O sonho de toda empresa é conseguir reduzir seus custos. Não há dúvidas disso.

Porém, sem uma Gestão Empresarial eficiente eles nem se quer serão identificados, quem dirá, reduzidos.

É preciso que a empresa entenda que sem Gestão Empresarial, as coisas passam a acontecer de forma aleatória, sem controle.

É claro que, se não há ninguém controlando, as funções empresariais passam a ficar mais soltas e os funcionários não necessariamente vão se preocupar tanto assim em cumprir as suas funções com excelência.

Reduzir custos e controlar tanto as funções como as ações da empresa, são peças chave para o sucesso.

É preciso que o gestor pense em todos esses problemas e trabalhe com base neles, evitando-os ao máximo possível.

Diante do cenário que as empresas se encontram atualmente, a Terceirização das Rotinas Financeiras está se mostrando o melhor caminho a seguir, pois há uma diminuição considerável dos custos do negócio, maior controle sobre o Contas a Pagar e Receber, Fluxo de Caixa e na Gestão Financeira como um todo.

Com a redução dos custos, a empresa fica mais atenta ao mercado e poderá competir de forma mais acirrada com os concorrentes.

Espero que você tenha gostado do artigo de hoje e lembre-se, precisando de auxílio com o  Financeiro, a Administrar Online (maior empresa de Terceirização do Financeiro do Brasil) está disposta a te ajudar!