É de extrema importância para qualquer empresário que o Fluxo de Caixa seja mantido em constante controle. Ele não representa apenas o sucesso Financeiro do seu negócio, mas também diz muito sobre a organização e a administração.
O Fluxo de Caixa acompanha toda a movimentação Financeira, e consegue apontar defasagens que podem colocar o sucesso de seu negócio em risco.
É de extrema importância para qualquer empresário que o Fluxo de Caixa seja mantido em constante controle. Ele não representa apenas o sucesso Financeiro do seu negócio, mas também diz muito sobre a organização e a administração.
O Fluxo de Caixa acompanha toda a movimentação Financeira, e consegue apontar defasagens que podem colocar o sucesso de seu negócio em risco.
Manter uma segurança nesse aspecto é fundamental, e conseguir ter uma projeção do futuro Financeiro de sua empresa, criando estratégias para solucionar possíveis problemas, e se preparando para encarar qualquer percalço.
Veja aqui como o Fluxo de Caixa pode lhe ajudar a ter mais sucesso e estabilidade
Um dos maiores erros que um empresário pode cometer é não dar a devida atenção ao Fluxo de Caixa. Simplesmente confiar que o dinheiro entra e sai corretamente poderá representar um grande problema no futuro.
Através da devida análise, você conseguirá saber com precisão como anda a situação Financeira de sua empresa, e com isso poderá fazer projeções para o futuro.
É impossível, por exemplo, tomar decisões certeiras sem antes ter noção de como andam as finanças. Qualquer investimento que você planeja fazer, seja relacionado a uma ação de marketing, compra de novos equipamentos, contratação de pessoal ou qualquer outra cosia, precisa primeiro que você tenha um raio- x detalhado do dinheiro.
Mas como fazer o Fluxo de Caixa de maneira eficiente?
O Fluxo de caixa deve ser feito com o auxílio de um software voltado especificamente para isso. São programas de fácil uso, que emitem relatórios periódicos sobre toda a movimentação Financeira dentro da empresa.
Esses relatórios vão conter os valores irrisórios e também os gastos e investimentos mais expressivos. Assim você tem um controle absoluto referente a tudo o que entra e sai de seu caixa (contas a pagar e contas a receber), e é possível constatar se você está obtendo lucros ou se sua empresa não está rendendo como deveria.
Fluxo de caixa não é somente sobre faturamento:
Outro erro comum dos empresários é considerar que o Fluxo de Caixa deve ser observado apenas na vertente lucrativa, ou seja, observando apenas o dinheiro que entra, e não o dinheiro que sai da empresa.
Mas é impossível ter uma visão honesta de seu negócio se você não consegue mensurar o quanto é necessário gastar para mantê-la de portas abertas.
Sendo assim, os cálculos referentes as saídas Financeiras, pagamentos de contas, gatos com energia, luz, internet e todos os outros são extremamente importantes.
As três vantagens de ouro do Fluxo de Caixa: descubra quais são
Até aqui demos uma passada sobre o que é, de modo geral, o Fluxo de Caixa, e como ele pode lhe auxiliar na gestão de sua empresa. Mas existem três palavras que são fundamentais para compreender a importância desse sistema.
1. Organização:
É impossível colocar ordem em sua casa sem antes tomar as rédeas da situação Financeira, certo? Por que seria diferente dentro de sua empresa?
A organização de um negócio só pode ser concretizada quando o empresário mantém absoluto controle sobre os gastos e lucros.
2. Segurança:
Isso oferecerá a você uma incrível segurança, que lhe permitirá fazer planos de curto e longo prazo, e tomar decisões referentes ao crescimento de seu negócio.
Sabendo quanto você pode gastar, quanto está previsto para entrar, e quanto está previsto para sair do seu caixa, você consegue priorizar ações, adiar negociações e promover campanhas de venda para nunca mais entrar no vermelho.
3. Investimento:
E então, com tudo devidamente ajustado e analisado, você está finalmente pronto para fazer investimentos ousados sem colocar as finanças em risco, afinal, você sabe exatamente quanto pode ser desembolsado sem prejudicar a segurança do seu empreendimento.
Mas o Fluxo de Caixa é necessário para pequenas e médias empresas?
Esse é o público que sem dúvidas mais precisa manter o Fluxo de Caixa sob controle. Afinal, são empresas que vivem sempre em condições mais apertadas, e não podem desgrudar os olhos das finanças.
Então, para não se ver em uma bola de neve com dívidas, empréstimos e cheque especial, comece agora mesmo a fazer o Fluxo de Caixa, e perceba como a sua empresa andará com muito mais segurança, mantendo uma boa Gestão Financeira.
Além disso, o Fluxo de Caixa também é um aspecto que prova que a sua administração é séria e competente. Quem olha com cuidado para o futuro, consegue se posicionar de maneira mais interessante no mercado, e corre menos riscos de sofrer grandes perdas.
Então, se você tem uma pequena ou média empresa, deve começar a tratá-la com o devido profissionalismo, e pensar no caixa como um dos bens maiores de seu negócio.
Para começar, um Fluxo de Caixa não deve ser tratado como assunto secundário, e sim como prioridade em sua lista de atividades. Um bom software será o seu braço direito para elevar a sua empresa a um novo patamar de sucesso.
Você pode contar com a Administrar Online para Terceirizar o Financeiro da sua empresa e crescer com Controle Financeiro sempre. Espero que este artigo tenha sido útil para você, até breve!