O software de controle financeiro é realmente tudo o que afirma ser? Ele pode realmente intervir e ajudar a simplificar os principais processos financeiros do seu negócio? E a questão crucial: vale realmente a pena investir?
Essas são as perguntas mais comuns feitas pelos empreendedores quando pensam em adquirir um software de controle financeiro.
O que o gestor precisa ter em mente é que softwares financeiros podem ajudá-lo a dominar o básico, tornar mais eficiente o gerenciamento do dinheiro da empresa e até mesmo ajudá-lo a descobrir maneiras de cumprir suas metas financeiras de longo prazo.
A escolha do melhor software depende de suas necessidades financeiras atuais. Alguns podem ajudá-lo a dominar o orçamento e o controle de despesas, enquanto outros podem ajudar no gerenciamento do portfólio de investimentos.
Para lhe ajudar nessa busca, preparamos uma lista com os 10 melhores softwares de controle financeiro do mercado. Confira!
1. Bling
O Bling é um sistema de gestão e que é uma ótima opção para quem atua com e-commerce. O software integra a loja virtual às principais plataformas e marketplace do mercado. Também disponibiliza a impressão de etiquetas de rastreio para manter o cliente informado sobre a entrega.
O Bling ainda conta com integrações de logísticas, controle de movimentação do caixa, controle do orçamento e gestão das vendas.
2. Conta Azul
Um dos mais famosos softwares de controle financeiro do mercado, o Conta Azul atende principalmente pequenas e médias empresas. Ele também conta com planos para empreendedores individuais e profissionais autônomos.
Algumas das funções disponíveis para controle financeiro são controle de fluxo de caixa, emissão de boletos e de notas fiscais. Ele também consegue simplificar rotinas contábeis dos escritórios de contabilidade.
3. Controlle
O Controlle é outro software de controle financeiro que atende pequenas a micro empresas. Para isso, o software faz acompanhamento de fluxo de caixa, controle de contas a pagar e a receber, emissão de boletos e notas fiscais, criação de relatórios gerenciais, entre outras funcionalidades.
Também permite a criação de propostas comerciais, bem como definição de metas financeiras e utilização de agenda de compromissos.
4. EGestor
O EGestor também atende às necessidades de micro e pequenos negócios e, dentre os recursos que oferece, estão o sistema de controle financeiro, sistema de fluxo de caixa, controle de vendas, controle de estoque, sistema para emissão de boletos e NFs, entre outros.
Esse software de controle financeiro também permite emitir relatórios de fluxo de caixa, DRE e fluxo futuro, além de controlar comissões de vendedores e clientes inadimplentes.
Leia também::: Como organizar o financeiro de forma eficiente
5. Gestão Click
O Gestão Click é um software de controle financeiro e que também controla os dados de estoque e de vendas. Especificamente sobre o controle financeiro empresarial, o sistema possui recursos para controlar todas as entradas e saídas de caixa.
6. Granatum Financeiro
O Granatum é voltado para controle orçamentário e simulação de cenários. Dessa forma, permite ao empreendedor que simule e prepare melhor sua empresa para tomar decisões mais assertivas com base nos cenários simulados.
Ele ainda permite o acompanhamento do orçamento e a comparação do esperado com o realizado. Suas funcionalidades ainda incluem funções como fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, gestão de metas, análise de gráficos de receitas e despesas, entre outras.
7. Nibo
O Nibo é voltado tanto para empresas quanto para contadores. Isso porque suas funcionalidades incluem acompanhamento do fluxo de caixa, controle de estoque, emissão de notas fiscais, emissão de boletos e análise de relatórios gerenciais.
Outro diferencial do Nibo é uma central de cobrança, a qual possibilita cobrar todos os seus clientes de uma vez, emitir NF-es em lote e controlar todos os reembolsos.
8. Quickbooks
Mais uma opção de software de controle financeiro é o Quickbooks. Ele disponibiliza funções como controle de contas a pagar e a receber, gestão de contas bancárias, armazenamento de recibos e comprovantes, emissão de notas fiscais, acompanhamento do orçamento (previsto x realizado), controle da carga horária dos funcionários, entre outras.
Além disso, permite o acesso a relatórios customizados prontos que ajudam na hora de obter informações para tomadas de decisão.
9. Sage Start
O Sage Start possui entre suas funcionalidades ferramentas como controle de vendas, controle de estoque, sistema de ponto de venda, emissão de nota fiscal eletrônica e controle financeiro pessoal.
10. SisControle
E por fim, está o SisControle, que tem diversas funcionalidades já apresentadas acima, mas com um grande diferencial: ele tem uma versão gratuita.
O sistema permite o controle das movimentações bancárias, das contas a pagar e a receber, do estoque e dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Também disponibiliza relatórios gerenciais e de demonstrativos financeiros.
Leia também::: Terceirização do setor financeiro: entenda como funciona
Faça a melhor escolha
Contar com um software de gestão financeira em sua empresa pode ser um grande diferencial, e certamente funcionará muito melhor que uma planilha do Excel. Além disso, vários deles possuem integrações que agilizam o dia a dia.
Esperamos que tenha gostado do artigo sobre software de controle financeiro e, para mais dicas e muita informação, siga também a Administrar Online nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube.