5 dicas de ouro sobre fluxo de caixa

Importante processo de gestão financeira, o fluxo de caixa possibilita traçar estratégias para o crescimento da empresa ou reverter os erros administrativos

Vendas, recebimentos, compras, pagamentos, toda rotina empresarial gera um grande ciclo operacional financeiro. O controle sobre todas essas movimentações é essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio.

5 dicas de ouro sobre fluxo de caixa

Uma das melhores formas de medir o desempenho de uma empresa é a partir da avaliação do fluxo de caixa. Se há menos recursos disponíveis do que os suficientes para cobrir as despesas operacionais, é hora do gestor avaliar como o dinheiro entra em caixa e para qual finalidade é destinado.

Você sabe o que é fluxo de caixa? Com certeza já deve ter ouvido esse termo por aí, mas sabe de que maneira o seu uso pode contribuir para o sucesso do negócio?

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é o controle da movimentação financeira em um determinado período de tempo, consideradas as  entradas e as saídas de dinheiro a partir de registros detalhados.

O objetivo do fluxo de caixa é apurar e projetar o saldo disponível e sua aplicação colabora para que a empresa tenha sempre capital de giro para aplicação ou eventuais gastos. Mas como implantá-lo e fazê-lo funcionar? Confira nas cinco dicas a seguir:

Pense no presente sem tirar o olho do futuro do seu negócio

Uma visão superficial sobre a situação financeira de uma empresa pode levar a inúmeros problemas. Por exemplo, se o dono do negócio leva em conta apenas o dinheiro que entra, sem mensurar os gastos futuros, terá muita dificuldade de prosseguir empreendendo, pois a falta de dados reais sobre a situação, com a mensuração das contas a pagar e das contas a receber, não está sendo observada. O planejamento fica comprometido dessa forma, o que pode gerar insolvência financeira e uma série de outros riscos administrativos.

Mantenha relatórios das contas a pagar e a receber

A melhor forma de organizar as contas é registrar todo valor gasto ou recebido. Para que isso seja feito apropriadamente é necessário categorizar tudo, para que seja fácil identificar os gastos e receitas e saber exatamente de onde eles vêm. Saber a origem dos rendimentos e o uso dos recursos é fundamental para traçar estratégias e antever problemas.

Observe a sazonalidade tanto das suas contas quanto do seu negócio

Depois de registrar tudo, lembre-se de que despesas sempre haverão, mas que a receita é mais difícil de conquistar. Por isso, fique de olho nas contas a pagar. Observe os prazos de vencimento, reajustes e a sazonalidade desses gastos.

Leve em consideração também a sazonalidade dos seus negócios, mensurando  os períodos de movimento mais forte ou mais fraco. Às vezes uma semana de muitas vendas e outra de quase nenhuma podem desestabilizar seu negócio caso não haja planejamento para lidar com a situação.

Observe também o estoque. Ele representa na maior parte das vezes um capital imobilizado, pois não rende juros nem gera renda. O dinheiro empregado nele pode impedir outras possibilidades, como novos investimentos. Saber quanto vale seu estoque, quais os limites mínimo e máximo dele, é importante para o controle e planejamento dos gastos.

Aprenda a gerir melhor seus gastos e receitas

Caso haja algum descompasso no fluxo de caixa, tanto para saldos negativos quanto positivos, talvez seja a hora de melhorar a organização financeira. Saldo negativo implica em financiamento e juros a custos elevados. Saldo positivo indica uma oportunidade de aplicação ou rendimento que está sendo perdida.

Confie em quem entende de rotinas financeiras: terceirize sua área financeira

Antigamente todo o serviço de análise do fluxo de caixa era realizado por meio de diversas planilhas. Hoje, com a inclusão digital, é possível investir em um sistema de gestão financeira online que ofereça ferramentas mais completas e seguras para verificação e análise da gestão do seu negócio.

As vantagens de tais ferramentas são que elas disponibilizam dados atualizados, em tempo real, e podem ser acessadas remotamente de qualquer localidade. Informações atualizadas são imprescindíveis para que se possa organizar a administração do seu empreendimento e traçar estratégias de crescimento.

Porém, de nada adianta ter em mãos todos os dados financeiros da sua empresa sem saber como usá-los em seu benefício. É por isso que a Administrar Online existe, para executar as tarefas e para auxiliá-lo a tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Com um corpo de profissionais capacitados para lidar com as diversas rotinas do setor financeiro, a Administrar Online oferece à sua empresa a melhor qualidade em gestão financeira.

Com a assessoria da Administrar Online sua empresa pode contar com uma gestão eficiente do seu fluxo de caixa, além das análises mais avançadas disponíveis no mercado e uma equipe que fornece todo o suporte necessário. Conte conosco para ajudá-lo a organizar a gerência do seu negócio, e preocupe-se apenas com o que é mais importante: fazê-lo crescer!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Fale Conosco pelo WhatsApp