Muitas empresas estão optando por terceirizar serviços que não estão relacionados à sua atividade-fim. Isso inclui, entre outros exemplos, atividades de limpeza, TI e do setor financeiro. A terceirização tem se tornado cada vez mais comum, pois implica em diversas vantagens para a empresa.
Ainda assim, muitos empresários ainda se perguntam se vale mesmo a pena terceirizar o financeiro de suas empresas. A resposta é simples: sim, com certeza vale a pena. O SEBRAE aponta que a principal causa de falência nas micro e pequenas empresas é a falta de uma gestão financeira eficiente.
Para você entender isso melhor, vamos explicar como funciona a terceirização do setor financeiro, quais as vantagens e por que você deve contar com uma boa empresa nesse processo.
Como funciona a terceirização do setor financeiro?
Terceirizar o setor financeiro consiste, basicamente, em entregar as atividades financeiras da sua empresa para uma outra empresa especializada nesse tipo de rotinas. Basicamente, o processo segue alguns passos básicos para garantir que a sua organização está sendo bem atendida.
O primeiro passo é enviar as informações financeiras para a empresa terceirizada. A partir daí, ela registrará os pagamentos e recebimentos da sua empresa. Ela também ficará responsável pela emissão e envio de notas fiscais e boletos. Você também estará totalmente ciente das suas transações bancárias e relatórios de fluxo de caixa.
Como você pode perceber, são várias as funções que são tiradas das suas mãos ao terceirizar o seu setor financeiro. Essa decisão implica em muitas vantagens para o seu negócio, sobre as quais conversaremos a seguir.
Vantagens de terceirizar o financeiro
Quem mais se beneficia da terceirização do financeiro são as micro e pequenas empresas, o microempreendedor individual (MEI) e também as empresas júnior, que são voltadas ao aprendizado. Confira a seguir quais as vantagens trazidas ao terceirizar o financeiro :
Redução de custos
A terceirização do financeiro acarreta em uma redução de custos diretos para a sua empresa. Isso porque você não precisa arcar com custos relacionados a horas extras, cursos de aperfeiçoamento, contratação e demissão. Todas essas despesas estão inclusas no valor pago mensalmente à terceirizada, que é menor do que os gastos isolados com os funcionários.
Foco no core business
Ao terceirizar o financeiro e outras funções, você pode focar na otimização e aumento da produtividade da atividade-fim da sua empresa. Em casos de empresas júnior, é possível prestar mais atenção nas lições de empreendedorismo se as atividades financeiras não estiverem sob a responsabilidade da sua gestão.
Otimização dos processos financeiros
A terceirizada que assumir a responsabilidade do setor financeiro tem maior competência e experiência para realizar as atividades. Assim, você tem a tranquilidade de saber que os processos relacionados ao financeiro serão realizados de forma a garantir o melhor controle e margem de lucratividade para a sua empresa.
Por que contar com uma especializada?
Como você percebeu, vale muito a pena terceirizar o financeiro da sua empresa. O processo implica em diversas vantagens para a companhia. Mas para isso, você deve escolher uma empresa com competência para gerir as atividades do seu setor financeiro.
A Administrar Online é a solução estratégica ideal para você. Nós oferecemos experiência de mercado, atendimento humanizado e comunicação ágil e transparente.