Fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que uma empresa gera ou gasta durante um determinado período de tempo. E saber como analisar o fluxo de caixa de uma empresa tem uma importância enorme.
O dinheiro em caixa determina o andamento de uma empresa. Quanto mais dinheiro e menor a taxa de consumo de caixa, mais espaço uma empresa terá para manobrar e, também crescer.
Porém, não dar atenção e não monitorar constantemente o fluxo de caixa pode fazer o empreendimento achar que tem mais dinheiro do que realmente há no caixa. Pode também gastar mais do que pode. E o resultado pode ser desastroso.
Por isso, saber como analisar o fluxo de caixa de uma empresa é tão importante, e é sobre isso que falamos no artigo a seguir. Vamos conferir?
O que é análise de fluxo de caixa?
Existem três tipos de fluxo de caixa que as empresas devem rastrear e analisar para determinar a liquidez e a solvência do negócio:
- fluxo de caixa das atividades operacionais
- fluxo de caixa das atividades de investimento
- fluxo de caixa das atividades de financiamento
Todos os três estão incluídos na demonstração de fluxo de caixa de uma empresa.
Ao conduzir uma análise de fluxo de caixa, as empresas correlacionam itens de linha nessas três categorias para ver onde o dinheiro está entrando e para onde está saindo. A partir disso, eles podem tirar conclusões sobre o estado atual do negócio.
Dependendo do tipo de fluxo de caixa, trazer dinheiro não é necessariamente uma coisa boa. E, gastar dinheiro não é necessariamente uma coisa ruim.
Leia também::: Como organizar o financeiro de forma eficiente
Noções básicas de análise de fluxo de caixa
A análise requer primeiro que uma empresa gere demonstrações de fluxo de caixa operacional, fluxo de caixa de investimento e fluxo de caixa de financiamento.
O caixa das atividades operacionais representa o caixa recebido de clientes menos o valor gasto em despesas operacionais. Nesse balde estão as despesas anuais e recorrentes, como salários, utilidades, suprimentos e aluguel, entre outros.
As atividades de investimento refletem os fundos gastos em ativos fixos e instrumentos financeiros. Estes são investimentos de longo prazo ou de capital e incluem propriedade, ativos em uma fábrica ou a compra de ações ou títulos de outra empresa.
O fluxo de caixa é o financiamento que vem dos proprietários, investidores e credores de uma empresa. São classificadas como transações de dívida, patrimônio líquido e dividendos na demonstração do fluxo de caixa.
Por que a análise de fluxo de caixa é importante?
Uma análise de fluxo de caixa determina o capital de giro de uma empresa — a quantidade de dinheiro disponível para executar operações de negócios e concluir transações.
Isso é calculado como ativos circulantes (dinheiro ou ativos quase-caixa, como boletos a receber) menos passivos circulantes (passivos devidos durante o próximo período contábil). A análise do capital de giro fornece um instantâneo da liquidez do negócio.
Para realizar uma análise de fluxo de caixa, você deve primeiro preparar demonstrações de fluxo de caixa operacionais, de investimento e de financiamento.
Geralmente, a equipe financeira usa o software de contabilidade para gerar esses demonstrativos. Como alternativa, existem vários modelos gratuitos disponíveis e até mesmo uma planilha do Excel, quando bem elaborada, ajuda no processo.
Etapas para análise de fluxo de caixa
Existem alguns itens importantes a serem observados quanto a tendências e discrepâncias que podem dizer muito sobre a saúde do negócio. Abaixo, listamos as 5 etapas para análise de fluxo de caixa:
1. Objetivo de fluxo de caixa positivo
Quando o lucro operacional excede o lucro líquido, é um forte indicador da capacidade de uma empresa de se manter solvente e expandir de forma sustentável suas operações.
2. Seja cauteloso quanto ao fluxo de caixa positivo
Por outro lado, o fluxo de caixa de investimento positivo e o fluxo de caixa operacional negativo podem sinalizar problemas. Por exemplo, pode indicar que uma empresa está vendendo ativos para pagar suas despesas operacionais, o que nem sempre é sustentável.
3. Analise seu fluxo de caixa negativo
Quando se trata de análise de fluxo de caixa de investimento, o fluxo de caixa negativo não é necessariamente uma coisa ruim. Isso pode significar que a empresa está fazendo investimentos em bens e equipamentos para fabricar mais produtos.
Um fluxo de caixa operacional positivo e um fluxo de caixa de investimento negativo podem significar que a empresa está ganhando dinheiro e gastando para crescer.
4. Calcule seu fluxo de caixa livre
O que resta depois de pagar pelas despesas operacionais e de capital é o fluxo de caixa livre. Isso pode ser usado para pagar o principal, juros, adquirir outra empresa ou investir na expansão do negócio.
5. A margem do fluxo de caixa operacional cria confiança
O índice de margem do fluxo de caixa operacional mede o caixa das atividades operacionais como uma porcentagem da receita de vendas em um determinado período. Uma margem positiva demonstra lucratividade, eficiência e qualidade de ganhos.
A análise do fluxo de caixa ajuda sua equipe financeira a gerenciar melhor a entrada e saída de caixa, garantindo que haverá dinheiro suficiente para administrar — e crescer — o negócio.
Leia também::: 3 Razões para você Terceirizar a Gestão Financeira da sua empresa
Conte com ajuda profissional
Como você viu, a análise de fluxo de caixa é uma etapa importante para toda empresa que deseja prosperar. O problema é que muitos empreendedores não dão a devida importância a essa análise.
Isso às vezes acontece por falta de tempo do empresário, ou então por falta de conhecimento. Afinal, é um processo bastante técnico e que exige um nível de aprendizado maior para que tudo saia como deveria ser.
Uma solução é terceirizar a gestão financeira da empresa. Dessa forma você terá certeza que há profissionais altamente qualificados cuidando de todos os aspectos financeiros do seu negócio.
Aqui na Administrar Online somos especialistas na terceirização financeira e na análise de fluxo de caixa de empresas. Temos uma equipe altamente qualificada e pronta para lhe entregar o melhor resultado.
Portanto, agora que você já sabe como analisar um fluxo de caixa de uma empresa, conte com a Administrar Online para cuidar de todo o processo. Para saber mais, é só entrar em contato.