Como controlar o financeiro - Administrar Online

Como organizar o Financeiro de forma eficiente

Um dos maiores desafios que uma empresa enfrenta no dia a dia é a organização do seu setor financeiro. Aliás, a desorganização gera desperdícios que poderiam ser evitados para reduzir custos, além de endividamentos que comprometem a saúde financeira do negócio.

Isso faz com que o gestor tenha que ocupar boa parte do seu tempo tentando ordenar a bagunça, o que o impede de enxergar as oportunidades de crescimento e os investimentos que poderiam ser feitos para alavancar os resultados.

A boa notícia é que, apesar de parecer uma tarefa difícil, é possível organizar o financeiro de forma eficiente. Para isso, é preciso adotar algumas medidas essenciais para colocar as contas em ordem, evitar mais prejuízos e focar no que realmente importa para o negócio: o seu desenvolvimento.

Por isso, se você é um gestor e tem dúvidas sobre como fazer isto, descubra a seguir como organizar o financeiro de forma eficiente.

Disciplina e conhecimento são fundamentais

Em primeiro lugar, você precisa entender que, sem disciplina e conhecimento das próprias finanças, não é possível organizar o financeiro de forma eficiente. No caso da disciplina, uma das medidas mais importantes para colocar as coisas em ordem é separar as finanças pessoais das empresariais de forma rigorosa.

Quanto ao conhecimento, o gestor deve saber todas as datas de vencimento das contas, o que evita atrasos, endividamentos e pagamento de juros. Esta também é uma das melhores maneiras de controlar o fluxo de caixa e estabelecer prioridades em curto e em longo prazo.

Com estes dois atributos, você pode visualizar rapidamente as flutuações, contornar situações imprevistas e definir melhor o orçamento anual da empresa.

Tenha total controle das movimentações financeiras e do estoque

Além de conhecimento e disciplina, é fundamental que você faça um controle rígido do estoque de produtos e de todas as movimentações financeiras, seja qual for o porte da sua empresa.

Assim, você evita o acúmulo de itens no estoque ou a perda de vendas por falta de produtos. Também é uma forma de saber exatamente tudo o que entra e sai e entender onde é possível cortar gastos desnecessários, como no caso de produtos com baixa saída e em grande quantidade no estoque, por exemplo.

Aposte em uma ferramenta de gestão financeira

Você já parou para pensar no quanto uma ferramenta de gestão financeira pode facilitar o seu dia a dia? Se a resposta é não, você deve conhecer as vantagens que uma solução tecnológica pode oferecer à sua empresa quando estamos falando de organizar o financeiro de forma eficiente.

Um software de gestão financeira permite, por exemplo, que você mantenha o fluxo de caixa da empresa sempre organizado. Além disso, os dados financeiros ficam mais seguros e você não corre o risco de cometer erros de cálculo, como ocorre com as planilhas.

A ferramenta também é uma forma fácil e prática de simplificar a administração do financeiro. Com ela, o gestor pode acessar todas as informações referentes às suas movimentações financeiras e, em alguns casos, é possível conferir gráficos de despesas e receitas e acompanhar em tempo real todas as finanças da empresa.

Quer descobrir a melhor forma de organizar o financeiro da sua empresa? Conheça os nossos serviços e tenha tempo livre para focar no que realmente importa: o crescimento do negócio.