5 livros sobre Gestão Financeira para pequenas empresas

5 livros sobre Gestão Financeira para pequenas empresas

Saber melhorar a gestão financeira para micro e pequenas empresas não é um trabalho que se faz sozinho. A boa notícia é que há excelentes livros no mercado que podem ajudar nesse processo. 

Os livros que ensinam a arte das finanças oferecem uma ótima maneira de aprender os prós e os contras das finanças a um preço muito mais baixo do que fazer, por exemplo, um curso especializado em finanças. 

Ao ler um livro, você consome uma grande quantidade de pesquisas em um período de tempo relativamente curto e é uma das melhores maneiras de aprimorar suas habilidades.

Para lhe ajudar nesse processo de melhorar a gestão financeira para micro e pequenas empresas, separamos abaixo uma seleção com 5 livros que não podem faltar na sua jornada. Confira!

#1 – Saia da crise – W. Edwards Deming

Neste livro, W. Edwards Deming, considerado guru da qualidade e falecido em 1993, aborda seus famosos 14 pontos da administração. Segundo ele, a ausência de planejamento para o futuro resulta em perda de mercado e menor oferta de empregos.

Deming se destacou por sua teoria de que o planejamento estratégico é parte fundamental para ter uma gestão financeira mais eficiente.

#2 —  Pai rico, pai pobre — Robert T. Kiyosak

Este livro é um dos clássicos da gestão financeira e administração. Neste livro, Kiyosak já começa com uma provocação: A escola prepara as crianças para o mundo real? 

O recado é ousado e direto: boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém. O mundo mudou, a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros, etc. Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente improficientes, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.

Leia também::: Como organizar o financeiro de forma eficiente

#3 – Princípios da administração financeira — Lawrence J. Gitman

Este é outro livro indispensável para quem deseja ter sucesso na gestão financeira, seja para uma pequena ou uma grande empresa. No livro, Gitman traz novos exercícios e casos reais que desafiam os estudantes a identificar e aplicar os principais conceitos de administração financeira tanto na vida pessoal quanto na rotina de trabalho. 

Outra novidade é o quadro Fatos e Dados, que traz dados reais baseados em fatos empíricos que ajudam o leitor a entender as implicações práticas da teoria financeira.

#4 – Muito além da Hierarquia — Pedro Mandelli

Neste livro, Pedro Mandelli explica que a liderança tal qual era descrita nos anos 1980/1990 não existe mais, e infeliz do gestor que ainda acredita ou traz consigo a forma de pensar daquela época. 

Para ele, pode-se considerar decretado o término da liderança tal qual vinha sendo elaborada. Se não há mais subordinados, como liderar então? Esta é a questão que a obra “Muito além da hierarquia” tenta equacionar. 

Além de guiar gestores sobre administração e liderança, traz aspectos profundos sobre gestão financeira.

#5 — O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Outro clássico da gestão financeira, neste livro Druker reúne três características fundamentais aos gestores: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento das tendências administrativas que realmente viriam para ficar. 

Drucker foi o precursor daquilo que hoje se convencionou chamar de melhores práticas, muito antes de o termo virar moda, e seus ensinamentos primam pela simplicidade tanto quanto pela eficácia. Uma de suas obras mais importantes é um dos melhores exemplos disso. 

Publicada no Brasil em 1990, com o título O Gerente Eficaz, até hoje o livro é um sucesso de vendas, sendo conhecido aqui, e em todo o mundo, como o guia definitivo para a arte de fazer acontecer.

Leia também::: Fluxo de caixa: como fazer na prática?

Faça a melhor escolha

Ao ler esses livros você terá avançado e muito na área da gestão financeira para micro e pequenas empresas. 

É claro que nada substitui o trabalho de um profissional contábil no processo, mas com você tendo maior conhecimento na área, tudo fica mais fácil. 

E caso você precise de ajuda nesse processo, seja por qual motivo for, conte com a Administrar Online. Somos a maior empresa de terceirização do setor financeiro do Brasil e temos planos especialmente desenvolvidos para micro e pequenas empresas.

Portanto, se precisar de ajuda para a gestão financeira para micro e pequenas empresas, conte com a Administrar Online. Entre em contato e saiba como podemos transformar seu negócio!

Mude para o Novo

Faça parte do nosso time de clientes!

Rolar para cima

Este site utiliza Cookies para melhorar a sua experiência. Ao clicar em aceitar você concorda com os termos de uso e políticas de privacidade.